Campeões do Mundo aceitam desafio contra novas duplas no Sand Series de Valinhos (SP)

Mattia Spoto e Nicolas Gianotti, líderes do ranking, tentam manter boa forma no ano. Catarinense Baran e o italiano Michele Cappelletti, pentacampeão mundial, destacam o desafio com as novas duplas do circuito na competição que começa nesta quinta-feira, a partir das 10h

Escrito por

As principais duplas do mundo treinaram pela primeira vez na quadra central do Super Tour - Sand Series de Valinhos (SP), o último Grand Slam do ano do Beach Tennis, que é realizado no CT Lucas Sousa Na Quadra, o maior complexo esportivo do esporte com 40 quadras. A chave principal começa nesta quinta-feira, 12, a partir das 10h no torneio que tem premiação total de US$ 50 mil (R$ 270 mil) com valiosos 600 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.O circuito mundial tem visto um novo cartel de duplas. Além de Antomi Ramos, bicampeão mundial e radicado em Campinas (SP), com o russo Nikita Burmakin, também campeão mundial e outro ex-número 1 do mundo, o italiano Michele Cappelletti, pentacampeão mundial, e o catarinense André Baran, atual terceiro do mundo e melhor do país, experimentaram pela primeira vez a quadra central para mil pessoas montada no complexo e fizeram um duro trabalho debaixo do forte calor de 30º C desta quarta-feira em Valinhos. Este será apenas o segundo torneio da nova parceria que foi vice-campeã do Sand Series de Saarlouis, na Alemanha: 

"Muito feliz, primeiramente voltar a jogar no Brasil, estrutura muita bonita, quadra central grande, toda montada, isso é muito legal. Não vemos a hora de estar aqui dentro jogando, recebendo a energia da galera, podendo colocar em prática tudo o que trabalhamos", disse Baran que destacou a característica principal da parceria: "É uma dupla trabalhadora que vai sempre vai buscar melhorar, crescer juntos e isso pode ser o ponto forte, ter gana de melhorar cada dia".

A parceria treinou junta nas últimas semanas um na casa do outro para chegarem firmes para o último Grand Slam da temporada: "O entrosamento está melhorando, treinamos bastante juntos nas últimas semanas. André foi pra minha casa em São Paulo eu fui pra dele em Uberlândia , treinamos bastante para chegarmos na quadra prontos. Claro que nosso entrosamento vai melhorar pouco a pouco, é só nosso segundo torneio juntos , conseguimos treinar na quadra central que acho muito importante. Quero agradecer à organização do torneio . Estamos prontos para esse desafio", apontou Cappelletti.

O treinamento foi com o letão Maksimilians Andersons e o italiano Tomaso Giovannini, outra nova parceria do circuito. Cappelletti e Baran reforçam que o torneio na região metropolitana de Campinas é como se fosse o começo de uma 'nova temporada' : "Essa segunda parte da temporada será quase como uma nova temporada, novos desafios para todos. Valinhos será interessante pra ver quem está um pouco mais a frente e um pouco mais atrás. Nikita e Antomi  é uma dupla nova que será muito interessante, já jogaram juntos, se conhecem bem. Maksimilians e o Giovanini honestamente é uma das duplas mais perigosas, jogam muito bem.  Nicolas Gianotti e Mattia Spoto estão como favoritos, nós estamos atrás e buscando voltar para frente e para o topo do mundo".

Falando em Gianotti e Spoto, eles aceitam o desafio das novas parcerias para essa parte final do ano e não se incomodam com a pressão de buscarem mais títulos em uma temporada onde venceram o Campeonato Mundial na Itália, e outros dois Sand Series, em Parnu, na Estônia, e Saarlouis, na Alemanha: "Com certeza sabemos que podemos ganhar, mas nunca é fácil. Vamos tentar vencer mais uma. Não jogo com meu parceiro há dois meses mais ou menos, já que na Europa tivemos Campeonato Europeu e do Mediterrâneo (torneios por equipes)", apontou Mattia Spoto, líder do ranking.

"Com certeza é um desafio muito muito grande. Mas não tem muita diferença de antes, pois todos os jogadores em Sand Series são muito fortes. Antomi com Nikita será muito difícil assim como Cappe e Baran. Será muito difícil, mas vamos buscar".

Mattia já conhece o CT Lucas Sousa de outros eventos e destaca a importância do local que recebe o último Sand Series do ano: "Eu amo esse local , esse clube, tem muitas quadras, muitas pessoas que vêm jogar o Beach Tennis, gente ama o meu esporte e transmite muito amor, adoro essa essa sensação. Amo aqui, amo Campinas".

SORTEIO DA CHAVE PRINCIPAL COM TRANSMISSÃO AO VIVO -A chave principal, que começa na quinta-feira, 12, será sorteada nesta quarta-feira não antes das 19h com transmissão ao vivo do canal PlayBT no Youtube . A chave terá presença de todos os top 10 do masculino e nove das dez melhores do ranking mundial feminino. A única ausência é da quarta colocada, a italiana Ninny Valentini, que passou por uma cirurgia no ombro no mês passado.
Ao todo são 550 atletas de 12 países (Brasil, Itália, França, Espanha, Rússia, Paraguai, Argentina, Chile, Portugal, Venezuela, Letônia e Aruba). 

Em paralelo há a disputa de torneios amadores nas categorias A, B, C e D além de veteranos.

Feito inédito na transmissão e mil pessoas por dia  - O canal PlayBt irá comandar a transmissão das cinco quadras destinadas aos torneios do profissional de Dupla Masculina e Feminina. Ao todo serão 66 jogos com transmissão ao vivo sendo 62 da chave principal e mais quatro do qualifying. Pela primeira vez na história do esporte todas as quadras e jogos do profissional serão transmitidos. Os jogos serão mostrados pelo canal PlayBt no Youtube na Quadra Central . A Quadra 2 será transmitida pelo canal PlayBt 2 no Youtube. A Quadra 4 será mostrada no Instagram do evento (@supertourbt). A Quadra 5 será no Instagram do PlayBT (@programaplaybt). A Quadra 3 será mostrada no Instagram de Julia Font, uma das referências do esporte (@juliasfont). As finais do evento terão transmissão do Sportv e as semifinais serão reprisadas ao longo da semana.


São esperadas 1.000 pessoas por dia e os ingressos para sexta e sábado já estão esgotados na arquibancada comum. A Área VIP ainda está com ingressos à venda.  Os bilhetes para acompanhar os jogos na quadra central podem ser adquiridos pelo site https://www.sympla.com.br/evento/sand-series-valinhos/1938044

Confira a lista das duplas cabeças de chave:

Masculino

1 - Nicolas Gianotti/Mattia Spoto (FRA/ITA)

2 - André Baran/Michele Cappelletti (BRA/ITA)

3 - Nikita Burmakin/Antomi Ramos (RUS/ESP)

4 - Mathieu Guegano/Theo Irigaray (FRA)

5 - Maksimilians Andersons/Tommaso Giovannini (LET/ITA)

6 - Ramon Guedez/Carlos Vigon (VEN)

7 - Allan Oliveira/Thales Santos (BRA)

8 - Doriano Beccaccioli/Marco Garavini (ITA)

Feminino

1 - Patricia Diaz/Rafaella Miiller (VEN/BRA)

2 - Sofia Cimatti/Giulia Gasparri (ITA)

3 - Sophia Chow/Vitoria Marchezini (BRA)

4 - Flaminia Daina/Nicole Nobile (ITA)

5 - Veronica Casadei/Greta Giusti (ITA)

6 - Julia Nogueira/Marcela Vita (BRA)

7 - Ariadna Graell/Eva Palos (ESP)

8 - Joana Cortez/Isabella Garrido (BRA)

Programação Prévia*:

12 de outubro 
A partir das 10h: 1ª Rodada da Chave Principal Feminina

A partir das 15h: 1ª Rodada da Chave Principal Masculina 

13 de outubro 


A partir das 10h – Oitavas de Final e Quartas de Final Masculino e Feminino 

10h às 13h: Oitavas de Final Feminina

13h às 16h: Oitavas de Final Masculina

15h às 18h: Quartas de Final Feminina17h às 21h: Quartas de Final Feminina 

14 de outubro

10h: Semis do Feminino
Não antes das 13h: Semi Final Masculina

18h: Final Feminina

A Seguir Final Masculina

15 de Outubro

10h - Início da chave do BT 10*a programação pode ser alterada sem aviso prévio.

Local: CT Lucas Sousa - Endereço:  Alameda Itatuba, 1801 O evento tem os patrocínios da Vitao Alimentos, Herbalife, GWM Dahruj, Zand, Banco BRB, Germânia e IberoStar. A competição conta com os apoios do Hotel Fildi, Sherwin Williams, CT Lucas Sousa Na Quadra, Zuma, GM7 e Instituto Bissoto. A bola oficial é a Ai. O torneio é uma organização da Super Tour e tem as chancelas da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis.

Siga o Lance! no Google News