Começa nesta quinta-feira, 12, a partir das 10h, a chave principal do Super Tour - Sand Series de Valinhos (SP), o último Grand Slam do ano do Beach Tennis, que é realizado no CT Lucas Sousa Na Quadra, o maior complexo esportivo do esporte com 40 quadras. A competição tem premiação de US$ 50 mil (R$ 270 mil) com valiosos 600 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
E logo na primeira rodada grandes jogos . Dupla sensação da primeira parte do ano com títulos do BT 400 de Bal. Camboriú (SC) e BT 200 do Guarujá (SC), derrubando as principais duplas do mundo, Gustavo Russo e Giovanni Cariani enfrentam os cabeças de chave 7, os santistas Allan Oliveira e Thales Santos, uma das principais duplas do planeta. Outro jogo que promete é entre o campineiro Flávio Arouca e o paraibano Aírton Rodrigues contra Gabriel Santos, finalista do BT 400 de Marechal Deodoro, e Natã Porte. Na quadra central, os franceses Mathieu Guegano e Theo Irigaray, cabeças 4, desafiam os brasileiros Fabricio Neis e Daniel Schmitt.
Cabeças de chave 3, o espanhol Antomi Ramos e o russo Nikita Burmakin encaram os qualifiers Giovane Bueres e Marcelo Reck e podem cruzar com Daniel Mola e o italiano Diego Bollettinari, ex-top 10, nas oitavas de final. Tanto Ramos como mola são do CT Lucas Sousa, o europeu radicado em Campinas desde dezembro de 2021.
Atuais campeões mundiais, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti são os favoritos e pegam os qualifiers russos Maxim Ionin e Dmitrii Pavlov . André Baran e Michelle Cappelletti são os cabeças de chave 2 e enfrentam os franceses Maxime Moreto e Paul Gotarda. Curiosamente esse confronto foi o primeiro da nova dupla no Sand Series de Saarlouis, na Alemanha, no fim de agosto, e a dupla europeia por pouco não eliminou Baran e Cappelletti.
"Estrutura maravilhosa, gigantesca, túnel muito legal que temos, todos os jogadores sonhando entrar. Chave tá dura, estamos vendo todo mundo jogo muito bem, muito firmes. Cada vez mais duplas muito boas, ganhando dos melhores do mundo. Não temos favoritos. Qualquer um dentro dos 16 melhores podem vencer qualquer torneio", declarou Antomi.
Nikita Burmakin , que ano passado estreou nova dupla com o ex-parceiro André Baran justo em Valinhos e saiu campeão, comentou: "Tivemos sorte aqui ano passado, primeiro torneio foi aqui ano passado com o André Baran, gosto muito das condições aqui, areia aqui e condições muito rápidas, agora página e história nova com o Ramos, é muito divertido dentro e fora da quadra, emoções diferentes. Agora a vida no tênis está muito dura desde a primeira partida. Temos que jogar jogo a jogo, passo a passo é a única forma de vencer o torneio", apontou.
No feminino o jogo que mais promete na primeira rodada é entre Julia Nogueira, de Vinhedo (SP), 12ª do mundo, e a paranaense Marcela Vita. Elas encaram a dupla da italiana Giulia Trippa e a atleta local Lorena Melo. Outro jogão será entre as cabeças de chave 5, as italianas Veronica Casadei e Greta Giusti, contra as brasileiras Samantha Barijan e Flávia Muniz. Barijan já foi número 1 do mundo e Muniz esteve entre as cinco melhores do planeta.
As principais favoritas são Rafaella Miiller, do Paraná, e a venezuelana Patrícia Diaz, que enfrentam as irmãs francesas Marie-Eve Hoarau e Mathilde Hoarau. A número 1 do mundo e pentacampeã mundial, Giulia Gasparri, e a também italiana Sofia Cimatti, 5ª colocada, encaram a dupla da espanhola Omaira Farias e a brasileira Nicoli Casagrande.
Campineiros, irmãos Mattos furam o quali - Foram definidos os qualifiers para a chave principal, destaque no masculino para os irmãos Vitor e Pedro Mattos que derrubaram a dupla cabeça de chave 2 na final formada por Miguel Peres e o francês Theo Lahondes por 6/4 6/3. Eles enfrentam na chave principal a parceria formada por Felipe Valim e Guilherme Guitti.
Ao todo são 550 atletas de 12 países (Brasil, Itália, França, Espanha, Rússia, Paraguai, Argentina, Chile, Portugal, Venezuela, Letônia e Aruba). Em paralelo há a disputa de torneios amadores nas categorias A, B, C e D além de veteranos.
O canal PlayBt irá comandar a transmissão das cinco quadras destinadas aos torneios do profissional de Dupla Masculina e Feminina. Ao todo serão 66 jogos com transmissão ao vivo sendo 62 da chave principal e mais quatro do qualifying. Pela primeira vez na história do esporte todas as quadras e jogos do profissional serão transmitidos. Os jogos serão mostrados pelo canal PlayBt no Youtube na Quadra Central . A Quadra 2 será transmitida pelo canal PlayBt 2 no Youtube. A Quadra 4 será mostrada no Instagram do evento (@supertourbt). A Quadra 5 será no Instagram do PlayBT (@programaplaybt). A Quadra 3 será mostrada no Instagram de Julia Font, uma das referências do esporte (@juliasfont). As finais do evento terão transmissão do Sportv e as semifinais serão reprisadas ao longo da semana.
São esperadas 1.000 pessoas por dia e os ingressos para sexta e sábado já estão esgotados na arquibancada comum. A Área VIP ainda está com ingressos à venda. Os bilhetes para acompanhar os jogos na quadra central podem ser adquiridos pelo site https://www.sympla.com.br/evento/sand-series-valinhos/1938044
Programação desta Quinta-Feira (12/10):
Quadra Central
10h - Ariadna Costa Graell (ESP)[7]/Eva Fernandez Palos (ESP)[7] vs. Julianna Martins (BRA)/Leticia Shirozaki Cunha (BRA)
Veronica Casadei (ITA)[5]/Greta Giusti (ITA)[5] vs. Samantha Barijan (BRA)/Flavia Muniz (BRA)
Sophia Chow (BRA)[3]/Vitoria Marchezini (BRA)[3] vs. Daniela De Abreu Paczko Bozko (BRA)/Fernanda Maieto Franco (BRA)
Patricia Diaz (VEN)[1]/Rafaella Miiller (BRA)[1] vs. Marie-Eve HOARAU (FRA)/Mathilde Hoarau (FRA)
16h - Mathieu Guegano (FRA)[4]/Theo Irigaray (FRA)[4] vs. Fabricio Neis (BRA)/Daniel Schmitt (BRA)
Flavio Arouca (BRA)/Airton Rodrigues Macedo (BRA) vs. Nata Porte (BRA)/Gabriel Santos (BRA)
19h30 - Paul Gotarda (FRA)/Maxime Moretto (FRA) vs. Andre Baran (BRA)[2]/Michele Cappelletti (ITA)[2]
Quadra 1
10h - Julia Coutinho Cabral (BRA)/Julia Paranho de Souza Rocha (BRA) vs. Elizaveta Kudinova (RUS)/Anastasiia Semenova (RUS)
Livia Blasque (BRA)/Bruna Goldmann (BRA) vs. Leticia Junckes (BRA)/Agatha Wanderley (BRA)
Brunella Paiva (BRA)/Antonia Thompson (BRA) vs. Elaine Branco (BRA)/Priscila Silveira (BRA)
Nicolas Gianotti (FRA)[1]/Mattia Spoto (ITA)[1] vs. Maxim IONIN (RUS) / Dmitrii PAVLOV (RUS)
Guilherme Guitti (BRA)/Felipe Nobre de Aguiar Vallim (BRA) vs. Pedro MATTOS (BRA) / Vitor MATTOS (BRA
Doriano Beccaccioli (ITA)[8]/Marco Garavini (ITA)[8] vs. Douglas Collani (BRA)/Augusto Russo (BRA)
Quadra 2
10h - Raquel Iotte (BRA)/Isadora Pansani Simoes (BRA) vs. Marta Magalhaes (POR)/Laura Rigotti Montemor (BRA)
Fernanda Firmo (BRA)/Isabelle Vechi (BRA) vs. Camila Gouvea de Barros (BRA)/Cindy Stedile (BRA)
12h30 - Graziele da Mata Silva (BRA)/Natalia Font (BRA) vs. Helena Andrade (BRA)/Brenda Brissac (BRA)
Hugo Cesar Dojas (BRA)/Felipe Roman (BRA) vs. Leonardo Garrossino Branco (BRA)/Hugo Paronetto Russo (BRA)
16h - Ricardo Garcia DOS SANTOS (BRA) / Renzo TESTA LUTZENBERGER AMANCIO (BRA) vs. Joao Lauro Carneiro (BRA)/DIOGO CHAVES DONNER CARNEIRO (BRA)
Mateus BUSNARDO BUEMO (BRA) / Eduardo GARAY (VEN) vs. Luca Cramarossa (ITA)/Aksel Samardzic (ARU)
Quadra 3
10h - Isabela Massaioli de Sousa (BRA)/Julia Pacheco de Carvalho (BRA) vs. Flaminia Daina (ITA)[4]/Nicole Nobile (ITA)[4]
Maire Bray (FRA)/Isabella Sella (BRA) vs. Manuela Cintra Archeti (BRA)/Mariana Peracini (BRA)
12h30 - Lorena Melo (BRA)/Giulia Trippa (ITA) vs. Julia Nogueira (BRA)[6]/Marcela Vita (BRA)[6]
Felipe Cogo Loch (BRA)/Augusto Simoneto (BRA) vs. Alvaro COSTA VIANA CAMPANHARO (BRA) / Felipe Andre POFFO (BRA)
Qualifier vs. Maksimilians Niklass Andersons (LAT)[5]/Tommaso Giovannini (ITA)[5]
Allan Oliveira (BRA)[7]/Thales Santos (BRA)[7] vs. Giovanni Cariani (BRA)/Gustavo Russo (BRA)
Quadra 4
10h - Nicoli Casagrande (BRA)/Omaira Farias (ESP) vs. Sofia Cimatti (ITA)[2]/Giulia Gasparri (ITA)[2]
Amanda Helminsky (BRA)/Flavia Veronesi Deboni (BRA) vs. Joana Cortez (BRA)[8]/Isabela Ferrari Garrido (BRA)[8]
12h30 - Leticia Char Salgado (BRA)/Juliana Silva de Carvalho (BRA) vs. Isadora Lourenco Trusz (BRA)/Laura Vilela Pimenta (BRA)
Victor Amorim Gonzaga (BRA)/Federico Galeazzi (ITA) vs. Ramon Guedez (VEN)[6]/Carlos Vigon (VEN)[6]
16h - Victor CARNEIRO DE MELO (BRA) / Pedro Luca SILVA (BRA) vs. Diego Bollettinari (ITA)/Daniel Mola (BRA)
giovane CURY BUERES (BRA) / Marcelo RECK (BRA) vs. Nikita Burmakin (RUS)[3]/Antonio Miguel Ramos Viera (ESP)[3]
19h30 - Rubens Krywacz (BRA)/Tiago Toi (BRA) vs. Gerard Rodriguez Querol (ESP)/Joao Wiesinger (BRA)
Programação Prévia*:
12 de outubro
A partir das 10h: 1ª Rodada da Chave Principal FemininaA partir das 15h: 1ª Rodada da Chave Principal Masculina
13 de outubro
A partir das 10h – Oitavas de Final e Quartas de Final Masculino e Feminino 10h às 13h: Oitavas de Final Feminina13h às 16h: Oitavas de Final Masculina15h às 18h: Quartas de Final Feminina17h às 21h: Quartas de Final Feminina
14 de outubro
10h: Semis do Feminino
Não antes das 13h: Semi Final Masculina18h: Final FemininaA Seguir Final Masculina
15 de Outubro10h - Início da chave do BT 10*a programação pode ser alterada sem aviso prévio.
Local: CT Lucas Sousa - Endereço: Alameda Itatuba, 1801
O evento tem os patrocínios da Vitao Alimentos, Herbalife, GWM Dahruj, Zand, Banco BRB, Germânia e IberoStar. A competição conta com os apoios do Hotel Fildi, Sherwin Williams, CT Lucas Sousa Na Quadra, Zuma, GM7 e Instituto Bissoto. A bola oficial é a Ai. O torneio é uma organização da Super Tour e tem as chancelas da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis.