Começa nesta sexta-feira (19), em Ubá (MG), o ITF BT50 Batata Bowl International Cup. O evento, que distribui US$ 4 mil em premiações e 50 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), acontece até o próximo domingo nas quadras do Praia Club Sports.
Maior evento de Beach Tennis da história da região até aqui, o Batata Bowl recebeu mais de 500 inscrições de atletas na disputa do primeiro torneio internacional da modalidade a acontecer na Zona da Mata Mineira.
Entre os aproximadamente 350 atletas confirmados, estarão presentes jogadores do Brasil, Chile e Portugal. Os duelos têm início às 11h desta sexta.
Jogando na terra dos antepassados e favoritos para vencerem em Ubá, os irmãos Carneiro estreiam contra a dupla formada por Eduardo Lucca e Pedro Nolasco. Ex-top 10 mundial, Diogo Carneiro, dono de 18 títulos na modalidade, campeão panamericano em 2016 e vice mundial em 2017, atualmente na 50ª posição do ranking da ITF, tenta conquistar o segundo título na carreira com o irmão mais novo João.
Já a dupla cabeça de chave número 2, formada por Ricardo Barone e o ex-top 40 do mundo, o capixaba Alvaro Campanharo, duelam na primeira rodada contra Luiz Otávio e Jean Carlos. Barone tenta em Ubá levantar seu quinto troféu na carreira.
Outro destaque na chave masculina é a presença do ex-atacante Rafael Moura, o He-Man. Atleta profissional de beach tennis há pouco mais de um ano, desde que largou os gramados, Moura forma no torneio mineiro dupla com o jovem Emilio Giorgetta. Cabeças 8, eles estreiam contra Lucas Coelho e Cauê Rubertone.
No feminino, as atenções se voltam para a dupla de Flávia Muniz e Natália Font. Ex-top 5 do mundo, a carioca Muniz de 44 anos coleciona mais de 20 troféus, entre títulos nacionais e internacionais, na carreira de mais de uma década. As cabeças 3 Font e Muniz, que juntas já foram campeãs duas vezes, duelam na primeira rodada contra Marcella Guerra e Paula Landau.
Principais favoritas, Andrea do Vale e Letícia Shirozaki medem forças contra Maria Clara Faleiros e Julia Silva. Já as cabeças número 2, a chilena Francisca Zuniga e a brasileira Laura Rigotti, jogam contra Isabela Ferreira e Luma Zambaldi.
Favoritos superam quali e estarão na chave principal em Ubá
Nesta quinta-feira (18) foram decididas as últimas oito duplas classificadas para o ITF BT50 Batata Bowl International Cup. Os cabeças de chave fizeram valer o favoritismo e estarão na chave principal do torneio.
O baiano de Porto Seguro, Pedro Henrique Bragança, vice-campeão mundial juvenil de beach tennis em 2015 e principal favorito no quali em Ubá ao lado de Rafael Lopes, avançou sem dificuldades: 6/1 e 6/0 sobre a dupla formada por Victor Pereira e Daniel Queiroz.
Cabeças de chave 2, Edgar Berto e João Pedro Guerino tiveram mais dificuldade para assegurar a vaga. O duelo emocionante contra Gabriel Marcolino e Arthur Tonussi foi decidido no detalhe, com placar final de 6/2, 5/7 e 18-16.
As outras duplas classificadas para a chave principal são: Rubens Krywacz/João Salado de Carvalho; Guilherme Baldini/Thiago Magarotto [4]; Ronaldo Paiva/ Ivan Shalders [5]; João Froesler/ Lourenço Gasperini; e José Angel Lobato/ Eduardo Sanvido [7].
Programação Prévia do Evento:
Sexta-Feira (19/05):
Chave Principal BT 50 a partir das 11h
Sábado (20/05):
Quartas e Semis do Masculino e Feminino a partir das 12h
Domingo (21/05):
Finais do Feminino e Masculino a partir das 12h