Chegou ao fim, na noite desta terça-feira, pelo menos na Argentina, a carreira de Juan Martin del Potro, ex-top 3 do mundo. O tenista se despediu da carreira no ATP 250 de Buenos Aires, evento no saibro com premiação de US$ 600 mil.
O campeão do US Open em 2009, semifinalista de Roland Garros e Wimbledon, foi facilmente batido pelo canhoto argentino Federico Delbonis por 6/1 6/3 após 1h23min.
O Buenos Aires Lawn Tennis Club esteve com sua quadra central lotada e mesmo num confronto totalmente argentino, Delpo era ovacionado e Delbonis até vaiado em alguns pontos com deixadinhas. Delpo saiu quebrando no primeiro game, mas a empolgação durou pouco. Ele não conseguiu fazer seu saque e era nítida a falta de preparo físico. Foram 965 dias sem entrar em quadra pela lesão no joelho, cirurgias e seguidas tentativas de tratamento.
Delpo foi se segurando no segundo set até ser quebrado. Delbonis abriu 5 a 3 e Juan Martin começou a chorar antes de sacar. O público aplaudiu, o apoiou, fez coro, mas Delbonis veio disposto a machucar, deu seguidas curtas e com erro não-forçado de Delpo conseguiu a vitória.
Foi a despedida do tenista que jogaria o Rio Open, mas afirmou após a derrota que esta havia sido sua última partida.
"Vou lembrar desse momento por toda minha vida. Conquistei todos os sonhos que tibe e ele me trouxe todo o amor das pessoas, o que é meu maior troféu. Essa foi minha última partida. Estou feliz de ter jogado em frente a tanta gente", disse o argentino.