O domingo foi especial para os meninos e meninas do projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges com a realização do Dia das Crianças nas quadras públicas da Lagoa Rodrigo de Freitas.
O dia começou lindo, com o encontro da equipe de competição com os participantes da ONG Sorrindo RJ com um bate-bola entre eles. A seguir as crianças que participaram do programa da doações da marca de óculos carioca Zerezes e foram diagnosticadas com problemas relacionadas à visão receberam seus óculos gratuitos com lentes da marca parceira Haytek.
As crianças puderam ainda brincar com a animação proporcionada pelo Tio Ilídio e participaram do sorteio de vários brindes, alguns destes doados pela loja especializada Proshop, situada no Leblon.
O ponto alto foi a clínica com a equipe da Yes Tênis com a participação do atleta número 1 do mundo juvenil, João Fonseca, campeão do US Open e que fez história para o Brasil. Patticipou também da clínica o padrinho do projeto, Thomaz Koch.
"Foi um dia excepcional para nossas crianças ter o contato com um grande atleta de ponta e todas essas atividades. Tivemos o grande apoio do Lagoa Presente e como sempre a parceria com a Sub-Prefeitura do Rio de Janeiro", destacou Alexandre Borges, coordenador do Tênis na Lagoa.
As atividades do Tênis na Lagoa seguem nas próximas semanas e a tradicional festa de natal está marcada para o domingo, 10 de dezembro.
Sobre o Projeto Tênis na Lagoa
Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.
Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.
Hoje, mais de 180 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.
Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Dezoito anos após o início das atividades, 4.500 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.
O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.
Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.