A ex-top 4, Jelena Dokic, compartilhou em seu Instagam a foto de uma partida profissional, que jogou aos 17 anos, em que é possível ver hematomas em suas pernas causados por pontapés que levou do próprio pai semanas antes após perder uma partida.
Ativista para proteção de mulheres e meninas da violência doméstica, Dokic voltou a utilizar seu Instagram para contar uma dos inúmeros episódios de violência e horror que viveu nas mãos do pai, Damir, que foi seu treinador em boa parte da carreira.
"Canelas inchadas, machucadas e sangrando por terem sido espancadas e chutada a noite toda com sapatos afiados direto nas minhas canelas por perder uma partida", inicia a legenda a ex-tenista. "Essas imagens foram tiradas mais de 2 semanas depois e eu ainda estava muito machucada", seguiu e destacou: "Eu tinha 17 anos".
Dokic contou que a publicação foi feita após participar de um evento em que falou sobre violência doméstica. A ex-tenista, que denunciou os abusos sofridos por parte de seu pai em sua biografia, destacou na publicação que a cada semana, uma mulher é vítima de feminicídio na Austrália e que em seu país, as estimativas é que 1 de cada 4 mulheres sofreu ou irá sofrer de violência doméstica ao menos uma vez na vida.
IMPORTANTE: Caso você seja testemunha de qualquer ação de agressão contra mulheres, é necessário discar 190 para que a Polícia Militar possa agir e proteger a vítima. Em casos não emergenciais é possível ligar 180 e fazer uma denúncia anônima sobre o agressor. Ainda é possível fazer denúncias pelo disque 100, que trata de violações conta direitos humanos.
Caso a vítima seja você, além de utilizar os números acima, é possível fazer um boletim de ocorrência conta o agessor na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).
A legislação brasileira considera não apenas a violência física, como a violência psicologica como agressões passíveis de punição penal. Se a violência é praticada contra mulheres e/ou menores de idade, recebe no processo diferentes pontos de agravantes.