Atletas da Rio Tennis Academy, do Rio de Janeiro, Iryna Shymanovich e Ingrid Martins estreiam nesta terça-feira no Aberto da República disputado na academia. O evento é o maior do país no feminino com premiação de US$ 60 mil e é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis.
Ingrid Martins, que vem de título em Montevidéu, no Uruguai, seu primeiro WTA na carreira, ao lado de Luisa Stefani, fará o último jogo do dia, em torno das 17h, ao lado da portuguesa Francisca Jorge. Elas enfrentam a dupla da brasileira Julia Konishi e a argentina Berta Bonardi. Ingrid saltou 23 posições em novo ranking e foi ao 108º lugar se aproximando de uma vaga no top 100: "Foi uma semana especial , meu primeiro WTA, a gente nunca esquece. Acima de tudo foi uma semana muito boa de tênis com a Luisa do meu lado dentro e fora passando experiências. Uma semana que me desenvolvi como jogadora, mas como pessoa também . Animada para o que vem por aí e agora jogando em casa com minha família trazendo os amigos para torcer por mim na Rio Tennis será muito especial", disse a carioca.
A bielorrussa Iryna Shymanovich, que treina desde março na Rio Tennis, enfrenta a espanhola Rosa Mas, cabeça de chave 5, no segundo jogo da quadra central, em torno das 11h. Ela retorna para a dupla em torno das 15h30 com a russa Irina Khromacheva e as jogadoras enfrentam as brasileiras Maria Oliveira e Gabriela Felix.
Thaísa Pedretti estreou na noite desta segunda, mas acabou superada pela chinesa Xiaodi You por 6/3 6/2 na chave de simples. Ele joga duplas nesta terça às 14h30 ao lado da boliviana Noelia Zeballos. As duas encaram a parceria espanhola formada por Yvonne Reimers e Rosa Mas.