Depois da ausência em 2016, Roger Federer entrou na quadra com o teto retrátil fechado por conta da chuva no US Open e se classificou para a segunda rodada do último Grand Slam, jogado em Nova York passando um enorme sufoco e precisando jogar cinco sets.
O número três do mundo derrotou o jovem americano Frances Tiafoe, de 19 anos, 70º do mundo, por 3 sets a 2 com parciais de 4/6 6/2 6/1 1/6 6/4 após 2h37min. Ele iguala a marca de Andre Agassi que disputou 33 partidas na sessão noturna lembrando que o Arthur Ashe Stadium é o maior estádio fixo de tênis para 24 mil pessoas.
A vitória é a de número 79 de Roger em 90 jogos em Nova York e 36ª na temporada onde ganhou o Australian Open e Wimbledon.
Seu rival de segunda rodada será definido nesta quarta - ou o russo Mikhail Youzhny ou então o esloveno Blaz Kavcic.
Roger alcança sua quarta vitória em quatro jogos de cinco sets no ano e 28ª em 48 na carreira.
O jogo
Um primeiro set errático e frio de Federer permitindo ataques e bom nível do rival de 19 anos. Tiafoe quebrou cedo e foi sustentando até o fim, salvando um break-point de Federer para fechar por 6/4 em 36 minutos com 18 erros do natural da Basileia.
Roger passou a encontrar melhor o backhand no início do segundo, pressionou e quebrou duas vezes para fechar por 6/2 O terceiro foi parecido e o placar ainda mais dilatado com 6/1.
Tiafoe começou mais firme no quato, conseguiu a quebra abrindo 3/0 e foi jogandoo firme até empatar por 6/1.
No quinto com os nervos à flor da pele os dois confirmando até Tiafoe errar bola e depois dar deixada no meio da quadra. Federer quebrou em 3/1, fez 4/1 e teve o saque na mão com 5/3, mas falhou no match-point no voleio, foi quebrado, mas foi buscar a vitória quebrando Tiafoe marcando 6/4 com direita na rede do americano para alívio do natural da Basileia que vibrou.