Finals 2018 será um dos mais sustentáveis da história

ATP anuncia medidas, pensando no meio ambiente

Escrito por

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou, nesta quinta, várias iniciativas que garantirão a edição de 2018 do ATP World Finals, torneio com os oito melhores da temporada em Londres, o evento mais sustentável da última década.

Com a intenção de diminuir o impacto ambiental, provocado por todos os envolvidos no campeonato que é disputado na Arena O2, os jogadores e suas equipes receberão garrafas reutilizáveis, para a hidratação em quadra durante os jogos. Além disso, garrafas de vidro lacradas serão fornecidas nos vestiários e e nos quartos.

O sul-africano Kevin Anderson, sexto do ranking mundial e que estará presente no Finals, gostou bastante da iniciativa.

"Como tenistas líderes, temos um papel importante a desempenhar na definição de exemplos e no papel de modelos positivos para as futuras gerações. Estamos em uma posição privilegiada em que podemos afetar alguma mudança positiva, por menor que ela seja. Proteger o meio ambiente e reduzir o desperdício de plástico no circuito é algo pelo que sou muito apaixonado, junto com muitos de meus colegas. Este é um passo muito positivo e encorajo muitos dos meus adversários a adotarem essas iniciativas", disse ele.

Refrigeradores também serão colocados para a equipe de mídia do torneio, juntamente com o fornecimento de garrafas de água reutilizáveis ​​para reduzir o número de garrafas plásticas, usadas durante a competição.

Pela primeira vez na história do torneio, copos também sustentáveis serão utilizados na compra de bebidas por parte dos espectadores. Os mesmos poderão ser devolvidos na saída da rodada.

Stan Wawrinka, ex-número 3 do mundo e atual 66° colocado por conta de lesões, também foi mais um a se pronunciar a respeito.

"Proteger o meio ambiente está muito próximo do meu coração e eu apoio totalmente o que a ATP está fazendo com essas mudanças. Eu sei que muitos dos meus companheiros no circuito se sentem da mesma forma e espero que essas iniciativas sejam replicadas em muitos de nossos torneios em 2019 e além. Todos podemos fazer melhor e estou empenhado em fazer a minha parte", falou o vencedor de três Grand Slams.

Chris Kermode, presidente da ATP, reforçou a importância desta ideia inovadora.

"Acredito que todas as organizações devem operar da maneira mais sustentável possível, criando novas formas de reduzir o impacto ambiental e incentivar o comportamento sustentável. Fazer avanços nesta área é absolutamente vital, e as mudanças que introduzimos na O2 este ano farão uma diferença realmente positiva, reduzindo drasticamente a quantidade de plástico usado e desperdiçado", enfatizou.

O evento começa no próximo domingo, dia 11, e vai até o dia 18 de novembro.

Siga o Lance! no Google News