Follow the Beach Copacabana começa com capacitação de professores e terá clínica com crianças de comunidades carentes

Evento começou nesta sexta-feira com mais de 2 mil atletas de doze países e vai até a segunda-feira, dia 1º de maio, com entrada gratuita ao público<br>

Escrito por

Começou nesta sexta-feira, dia 28, o Follow the Beach Copacabana, maior evento do mundo de Beach Tennis, que promete agitar a Praia de Copacabana com mais de dois mil atletas de doze países em 42 quadras. A entrada é gratuita ao público.

A competição, que irá até o dia 1º do maio, e contará com os maiores do mundo do esporte, será inclusiva. Através de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, houve uma capacitação de vinte professores de Beach Tennis que a partir da tarde deste sábado, 29, e ao longo do evento, oferecerão clínicas para cerca de 60 crianças e adolescentes de escolas da rede pública de ensino vindos de comunidades carentes.

A competição não será apenas esportiva, mas também cultural . Haverá um palco de shows onde diversos artistas de rua irão se apresentar durante os quatro dias de evento que vão sempre até em torno das 22h de Brasília.

"O Follow The Beach chega em sua quarta edição como um evento consagrado, que já faz parte do calendário esportivo do Rio de Janeiro. É uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos, com grande número de praticantes em todo o território fluminense. Ter um evento desse porte, com atletas de todo o mundo e de todo o país movimentando o cenário esportivo e a economia, é fundamental para que a gente siga no objetivo de retomar o Rio de Janeiro como capital nacional dos grandes eventos esportivos", afirmou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

A competição começou na sexta-feira com os torneios amadores das categorias A, B, C e D, além das categorias por Idades com destaque para os veteranos 40+ Masculino e Feminino com premiação além dos duelos de Simples.

No sábado, 29, a partir das 19h, será disputado o Desafio Rio de Janeiro x Itália com presenças do multicampeão mundial Alessandro Calbucci e a fera Luca Cramarossa no time italiano reforçado por Veronica Casadei e Greta Giusti e reforços de atletas da nova geração. O dia será encerrado, a partir das 21h30, com muito samba no pé com o show de Thiago Martins.


No domingo, também a partir das 19h, a disputa da segunda edição da Lopes Cup, o confronto da Europa x Resto do Mundo, com presença dos melhores do mundo, os números 1 do Brasil, André Baran e Rafaella Miiller, a ex-número 1, a venezuelana Patrícia Diaz, a top 10 mundial, Sophia Chow, o russo Nikita Burmakin, no Time do Resto do Mundo. No Time Europa estarão o espanhol Antomi Ramos e o italiano Michelle Cappelletti, líderes do ranking masculino, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, líderes do feminino, Flaminia Daina (Itália), 7ª do ranking, e Nicolas Gianotti (França), 3º do mundo.

O sistema de disputa será com três confrontos de Dupla Masculina, Dupla Feminina e uma Dupla Mista valendo um, dois e três pontos com desempate feito através de saldo de games. O evento faz uma homenagem ao carioca Antonio Lopes, o maior incentivador do esporte no Brasil, e também é uma competição semelhante à Laver Cup do tênis.

Na segunda-feira, para encerrar o espetáculo, o torneio de Simples, o maior do mundo, com presença de mais de 70 atletas, incluindo os maiores do ranking, lutando pelo troféu e alta premiação.

O Follow the Beach Copacabana ganhou a premiação de melhor competição esportiva da cidade do Rio de Janeiro em 2022 através do grupo LIDE, e se tornou oficial da cidade maravilhosa através do projeto de Lei Nº 7589. A competição terá transmissão ao vivo do Sportv como emissora oficial com transmissão dos canais da emissora e também do Globoplay para assinantes Globoplay + canais nos jogos de sábado, domingo e na segunda-feira, sempre a partir das 19h.

"O Follow the Beach Copacabana mostra mais uma vez que não pensa apenas nas estrelas do presente em si . A iniciativa em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro planta uma sementinha pode render ou futuros atletas ou cidadãos de boa índole e futuros grandes artistas", destacou Aline Storchi, organizadora do evento.

Siga o Lance! no Google News