As grandes estrelas do circuito mundial estão afinando os últimos ajustes nas quadras da Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL) para a disputa da terceira edição do Macena Open, o maior torneio do circuito mundial de Beach Tennis do mundo com chancela da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis. O evento é recorde mundial com 1.702 atletas e conta com premiação de US$ 35 mil e os campeões do masculino e do feminino levam 470 pontos para casa.
Antomi Ramos, espanhol, bicampeão mundial e que treina em Campinas (SP) há dois anos, vem de final no torneio de Viamão (RS) na última semana e já treinou na quadra central. Ele espera muitas emoções essa semana: "Achei uma quadra central muito legal, e com a energia que tem esse torneio a central será um caldeirão. As condições estão boas para o nosso jogo", disse o atleta que atua ao lado do russo Nikita Burmakin.
Campeões pela primeira vez juntos em Aruba, André Baran, quarto do mundo, e o italiano Michele Cappelletti, pentacampeão mundial e sexto colocado, estão animados: "Chegamos na terça, já treinamos e agora é focar na estreia. O torneio é um dos mais aguardados do Beach Tennis . Além da ótima estrutura, conta com um caloroso apoio do público. É uma energia incrível", disse Baran.
Cappelletti revelou já ter treinado com praticamente todas as condições possíveis : "O evento está maravilhoso. Acho que dessa vez será melhor. Ontem treinamos de noite com vento, hoje treinamos à tarde, sem vento, então podemos dizer que nos acostumamos com todas as condições possíveis. Agora é só jogar, dar o nosso máximo e esperamos uma semana com bastante vento"
A pentacampeã mundial e líder do ranking, a italiana Giulia Gasparri, também já treinou e adorou o local: "Gostei bastante. muito bom. tudo lindo aqui", declarou a atleta que atua com a sétima colocada, a também italiana Sofia Cimatti.
Os últimos convites para a chave principal foram definidos. Campeão de um primeiro ITF realizado em Alagoas, em 2017, Ralff Abreu, de 40 anos, ex-top 10, foi agraciado com um wild-card para atuar ao lado de Luiz Gimpel, o Marrento, enquanto que a dupla de atletas da Seleção Brasileira, Allan Oliveira e Daniel Mola, também ganharam um convite e jogam juntos.
A chave principal será sorteada na noite desta quarta-feira e começa nesta quinta-feira a partir das 12h. A entrada é gratuita ao público na quadra central com capacidade total para 2.500 pessoas. Ainda há venda de bilhetes para o camarote - https://linktr.ee/macenaopen
O torneio começou com a disputa do qualifying que vai até de noite definindo as últimas oito vagas na chave masculina e feminina ao longo de 34 partidas. Ao todo o evento tem atletas de 13 países . Além do Brasil, disputarão o evento atletas do Chile, Aruba, Alemanha, Letônia, França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Portugal, Rússia, Venezuela e Paraguai. A categoria amadora também foi iniciada com as disputas de Simples.
O Macena Open trará todos os top 10 do mundo do masculino e do feminino. A única ausência do top 10 será no feminino, da italiana Ninny Valentini, que está machucada.
O torneio amador conta com pontos para o ranking nacional nas categorias A, B, C e para o ranking da Federação Alagoana de Tênis na categoria D, além de categorias de veteranos e juvenis. Outra novidade é a disputa do Maceninha Open para crianças até 11 anos, que será disputado junto ao último dia.
O Macena Open terá apenas uma ausência do top 10 que será no feminino, da italiana Ninny Valentini que está machucada.
A chave principal começa na quinta-feira (30) com a primeira rodada e segue com oitavas e quartas na sexta-feira (1). O sábado será o dia das semis e finais com transmissão do Sportv. Os canais PlayBT mostram todos os jogos da quadra central pelo Youtube e também outras partidas pelo Instagram. O domingo marca o dia final do evento com a disputa do torneio BT 10 com pontos no ranking mundial, as finais das categorias amadoras e o Maceninha Open.
O Macena Open conta com os patrocínios da Coca-Cola, Hotéis Ponta Verde, Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro,Governo do Estado de Alagoas, Estrela Galícia, Powerade, Água Crystal, Angioneuro, Banco BRB, TRI, Ladeirão do Óleo e Usina Caeté. A Bola Oficial é a Drop Shot. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Alagoana de Tênis. A realização é da Paxá Sports.