A romena Simona Halep, voce-líder da WTA, conseguiu dominar a russa Veronika Kurdemetova, 36ª, e está nas 8ªs de final do Australian Open, onde poderá tentar a revanche contra a polonesa Iga Swiatek que superou a francesa Fiona Ferro.
Vindo de uma batalha contra a australiana Ajla Tomljanovic, Halep precisou de 1h18 para fechar o placar em 6/1 6/3 tendo convertido quatro aces contra um de Kurdemetova, que cometeu 38 erros não-forçados contra 12 da romena, que disparou 21 bolas vencedoras contra 17 de Halep.
Atuando muito firme em seus games de saque, a romena viu a russa cometer erros e venceu cinco games consecutivos na primeira etapa com quebras nos terceiro, quinto e sétimo game e saiu em vantagem.
Na segunda etapa, Kurdemetova buscou reagir, trocaram quebras nos dois primeiros games da parcial e voltaram a trocar entre o quinto e sexto game, mas a romena trabalhou com forehand, e conquistou quebra no oitavo game, sacando para o jogo.
Nas oitavas de final, Halep busca devolver a derrota sofrida por Iga Swiatek na chave de Roland Garros em 2020, em que caiu para a polonesa nas quartas de final.
Para chegar às oitavas em Melbourne, Swiatek, 17ª, superou a francesa a francesa Fiona Ferro, 46º, em 6/4 6/3 após 1h24 de partida tendo convertido o único ace da partida e disparado 20 bolas vencedoras contra sete de Ferro, que cometeu o mesmo número de erros não-forçados da polonesa, 27.
Swiatek e Halep se enfrentaram se enfrentaram duas vezes no circuito, ambas em Roland Garros (2020 e 2019) com uma vitória para cada uma.