João Fonseca, de apenas 16 anos e 16º do mundo, se garantiu, na noite desta sexta-feira, na decisão do Banana Bowl, mais tradicional torneio brasileiro e um dos maiores do mundo.
O carioca superou na segunda partida do dia o principal favorito, o japonês Rei Sakamoto, 17º colocado, por 6/4 6/2. Sakamoto vinha de batalha no duelo anterior nesta sexta contra o russo Daniil Panarin vencendo no tie-break do terceiro set enquanto que Fonseca teve vida mais tranquila contra o italiano Federico Cina, sétimo cabeça de chave e 27º, marcando 6/1 6/4.
Neste sábado a final será em torno das 11h30 com transmissão do Sportv diante do russo Yaroslav Demin, segundo favorito e 19º.
Com a campanha, Fonseca garante vaga pela primeira vez no top 10 juvenil.
O último brasileiro finalista foi o baiano Natan Rodrigues, em 2020, ficando com o vice. Orlando Luz foi o último campeão, em 2015, superando Igor Marcondes na decisão. Nesse espaço de tempo, Thiago Wild foi outro brasileiro finalista, em 2017, sendo vice-campeão.
No feminino, Olivia Carneiro, 150ª colocada, foi superada por um duplo 6/4 diante da italiana Alessandra Teodosescu, 122ª colocada. A decisão será contra a japonesa Mayu Crossley, 17ª.