João Fonseca vence com tranquilidade e fica a uma vitória do Australian Open

Brasileiro de 18 anos está perto do primeiro Grand Slam da sua carreira

imagem cameraJoia do Brasil, João Fonseca avança no quali do Australian Open (Foto: Divulgação/ATP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Avatar
Fabrizio Gallas
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 08/01/2025
08:51
Atualizado em 08/01/2025
09:52
Compartilhar

O tenista João Fonseca deu mais um passo importante rumo ao primeiro Grand Slam de sua carreira. Na madrugada desta quarta-feira, o brasileiro derrotou com tranquilidade o adversário Coleman Wang (172 do mundo) por 2 sets a 0 (parciais de 6/0 6/3) e está a uma vitória de entrar na chave principal do Australian Open.

➡️ Com João Fonseca, ATP lista cinco tenistas para ficar de olho em 2025

Além da brilhante vitória, o tenista de 18 anos alcançou o 12º triunfo consecutivo no circuito mundial. Antes de ir a Melbourne, o brasileiro venceu o ATP Finals Next Gen e o Challenger 125.

O próximo desafio será contra o argentino Thiago Tirante, atual 115 do ranking da ATP, na madrugada desta quinta-feira. Se João Fonseca repetir os feitos das duas rodadas anteriores do quali do Australian Open, ele garantirá vaga no primeiro Grand Slam do ano e se juntará a Thiago Wild e Bia Haddad, já confirmados na chave principal do torneio.

— Estou muito feliz com os resultados recentes e ansioso para continuar crescendo no circuito. Cada vitória é um passo importante — afirmou o tenista após a vitória.

— O Australian Open é um sonho para qualquer tenista, e estou dando tudo de mim para alcançar esse objetivo. Quero representar o Brasil da melhor forma possível — declarou.

Além de João Fonseca, o Brasil também segue representado no qualifying por Thiago Monteiro, que venceu o francês Valentin Hoyer, também por 2 sets a 0 (parciais de 7/6 (1) e 6/3). Laura Pigossi, Felipe Meligeni e Gustavo Heide se despediram do quali.

Brasileiro atinge feito em Grand Slams

A vitória rendeu mais um feito para João Fonseca não só no Australian Open, mas em todos os Grand Slams. Com a vitória nesta quarta, o brasileiro se tornou apenas o quarto jogador desde o início dos anos 2000 a ter vencido mais de um jogo com pneus no quali de um Grand Slam, ou seja, os quatro maiores eventos do mundo (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open).

O último deles foi Jannik Sinner no US Open de 2019. Na ocasião o italiano passou o quali e perdeu para Stan Wawrinka em cinco sets. Outros jogadores foram o americano Frances Tiafoeno Australian Open em 2017 e o argentino Guillermo Coria no Aberto da França de 2000. Coria chegou até o top 3 do mundo e Tiafoe foi top 10 e é presença constante entre os 20 melhores.

Jogos dos brasileiros no quali

Como é o quali do Australian Open

Para garantir vaga no Australian Open, os tenistas que não conseguiram classificação direta disputam 16 vagas entre 128 atletas inscritos. A confirmação na chave principal do primeiro Grand Slam do ano só vem após a vitória de três rodadas consecutivas.

Siga o Lance! no Google News