A Kosmos tem trabalhado para modificar a formato de competição da Copa Davis afim de atrair maior público presencial, para aumentar a renda obtida de ingressos, e ampliar o apelo de uma audiência global, reporta o site da 2Playbook.
De acordo com fintes ouvidas pelo 2Playbook, a Kosmos "Está trabalhando na mudança de um formato para dar a competição para 10 dias e estabelecer que se jogue no horário da tarde, além de ter dois finais de semana". A apuração do veículo espanhol aponta ainda que o público presente de 133 mil pessoas na edição 2019 foi aquém do que era esperado pela empresa e em razão disto mudanças têm sido pensada pela empresa em parceria com a Federação Internacional de Tênis ITF).
Javier Alonso, diretor executivo da Kosmos, aceitou conversar com o veículo, mas não seu muitos detalhes: "Estamos trabalhando com a ITF como coisas para melhorar as coisas para termos mais público presente e melhorar o impacto econômico, talvez uma mudança de formato. Temos 24 anos pela frente".
A empresa tenta gerenciar os números positivos para com a realização em Madri, para inclusive poder pleitear uma nova sede. Segundo Alonso assegura, o torneio gerou um impacto econômico de 44 milhões de euros para a capital espanhola, dos quais 8 milhões apenas em recolhimento de impostos pelas autoridades. Foram 600 empregos diretos gerados por dois meses e outros 2500 indiretos em todo o ano de preparação da competição. Dados que podem influenciar na assinatura de um contato em nova sede.
A Kosmos e a prefeitura de Madri possuem um contrato de dois anos, 2019 e 2020 para a realização da Copa Davis, porém a pandemia da COVID-19 forçou o cancelamento do torneio, que pode ter outra "sede" em 2021, não confirmada por Alonso.
Segundo o diretor informou ao Playbook, o cancelamento da edição 2020 tem ajudado a Kosmos a pensar seu produto e torneio, criado uma série de conteúdos, como um documentário que deve sair em breve a respeito da Copa Davis 2019. Javier Alonso aponta que o braço de entretenimento da Kosmos a Kosmos Studios tem trabalhado em parceria com a Amazon e a Netflix para produção de conteúdos diferenciados.
A COVID-19 ainda fez a empresa perceber que haverá uma mudança significativa no perfil do público que irá acompanhar a Copa Davis: "O usuário deste tipo de evento irá mudar. será mais local e menos internacional que antes, será necessário criar campanhas diretas para o usuário local", declarou.