O australiano Nick Kyrgios, 94º da ATP, alcançou sua primeira vitória no saibro em quase 3 anos ao superar o americano Mackenzie McDonald, 52º, na estreia do ATP 250 de Houston, que é o único torneio no saibro realizado nos Estados Unidos.
Convidado da organização do torneio, Kyrgios deixou para trás sua conturbada participação no Masters de Miami, em que foi multado em mais de R$ 166 mil ao brigar com o árbitro brasileiro Carlos Bernardes em quadra, e venceu McDonald frustrando a torcida em Houston com virada em 4/6 6/4 6/3.
A partida foi a primeira jogada por Kyrgios no saibro desde maio de 2019, quando o australiano foi desclassificado da segunda rodada do Masters de Roma por atirar sua cadeira no meio da quadra quando perdia na segunda rodada para o norueguês Casper Ruud.
O australiano já havia afirmado inúmeras vezes que o saibro é "a pior superfície para se jogar tênis" e chegou a afirmar que "Roland Garros é o pior torneio de tênis que existe". Kyrgios mantém o desagrado com o piso vermelho.
"O saibro, obviamente, não é minha superfície preferida, mas (hoje) eu apenas saquei muito bem e comecei a jogar mais agressivo e acabei de encontrar outra forma”, afirmou o australiano logo após sua vitória em Houston na noite desta terça-feira. "Eu escorreguei e deslizei um pouco, mas meu jogo realmente se encaixa muito bem no saibro. É uma ótima atmosfera aqui e a torcida está bastante envolvida, então estou ansioso para continuar progredindo no torneio", confessou.
Na sequência do torneio, Kyrgios encara o americano Tommy Paul, 34º e 7º favorito, que venceu o alemão Peter Gojowczyk, 101º, que foi forçado a abandonar a partida lesionado quando perdia por 6/7 (4) 7/6 () 3/2.
Kyrgios e Paul nunca se enfrentaram no circuito profissional.