Uma das jóias do tênis brasileiro, Luis Miguel, de apenas 14 anos, aproveitou bem o convite recebido pela organização e derrubou simplesmente o principal favorito nesta terça-feira na estreia da 38ª edição do Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA), torneio dos mais importantes do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional.
O torneio é realizado no Clube Bahiano de Tênis e tem a parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.
O tenista que fez semifinal de Wimbledon na categoria 14 anos nesta temporada derrotou o carioca Nicolas Oliveira, 86º do mundo, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 1/6 6/3 7/6: "Consegui fazer uma grande partida contra o cabeça 1 que é top 100 do ranking. Jogar em Salvador é muito bom, condições excelentes, piso rápido que é meu preferido, bola mais lenta, gosto muito dela. Derrotar o favorito me dá uma confiança muito boa no torneio. Serei um pouco mais respeitado também. Vamos com tudo para a próxima rodada", declarou Luis Miguel.
Na semana passada ele havia entrado em seu primeiro torneio juvenil na carreira furando o qualificatório em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e eliminou o 85º colocado, o argentino Segundo Zapico.
Luis Miguel disputa apenas seu segundo torneio no circuito mundial até 18 anos após uma
temporada de destaque na categoria 14 anos. Conquistou o vice do qualificatório sul-americano para Wimbledon até 14 anos no Brasil e em Londres, no piso de grama, fez história indo até as semifinais. Ainda faturou títulos no concorrido circuito europeu Tennis Europe em Duren, na Alemanha, Blois e Annecy, na França.
Seu próximo adversário será Washington Junior ou Caio Dourado, nas oitavas de final.
O baiano Victor Rocha, com patrocínio da Solutis/Faz Atleta, passou pelo argentino Dante Pagani por 6/4 2/6 7/5 e encara o segundo favorito, Henrique de Brito.
A quarta-feira será reservada para todos os jogos de oitavas de final.
Ao todo são 350 atletas de sete países (Brasil, Holanda, Colômbia, Argentina, Paraguai, Peru e Jamaica) contabilizando todas as categorias desde o mundial até 18 anos, passando pelo Sul-Americano Cosat (16 e 14 anos) e o Brasileiro (12 anos). O número é um recorde histórico para o evento.
O Bahia Juniors Cup é responsável por revelar grandes talentos do tênis brasileiro. Nos últimos anos, João Fonseca foi campeão de 2021 e recém conquistou o título do US Open. Em 2017, Thiago Wild levantou o caneco em final contra Sebastian Baez. Ele venceu no ano seguinte o US Open juvenil e hoje está entre os 80 melhores do ranking profissional. Sebastian Baez foi o vice-campeão na mesma edição e hoje está entre os 30 do mundo no profissional.
O Bahia Juniors Cup já revelou outros grandes nomes do tênis nacional como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos, em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes que passaram pelo evento foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros.
A 38ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.