O russo Daniil Medvedev, quinto do mundo, manteve o embalo que carrega desde o começo de agosto e se classificou, na noite desta sexta-feira, para a decisão do US Open, em Nova York, o que será sua primeira final de Grand Slam.
Medvedev superou o ex-top 3 e atual 78º colocado, o búlgaro Grigor Dimitrov, algoz de Roger Federer, marcando 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/5) 6/4 6/3 após 2h38min de duração.
Ele enfrentará no domingo às 17h o vencedor de Rafael Nadal, segundo, e o italiano Mateo Berrettini, 25º colocado.
Medvedev vence sua 20ª partida nas últimas 22. Ele foi vice-campeão em Washington, nos EUA, Montreal, no Canadá, e campeão em Cincinnati, nos EUA.
Ele é o mais jovem desde Novak Djokovic em 2010 a atingir a final do US Open. O sérvio também tinha 23 anos na época e foi conquistar o primeiro título no evento em 2011.
O jogo
Medvedev e Dimitrov fizeram um primeiro set pegado com uma quebra para cada lado e Medvedev salvando set-point no 5/6 e levando a melhor no tie-break.
No segundo set ele abriu 3/1, viu Dimitrov empatar, mas quebrou a seguir para fechar. No terceiro abriu quebra com 4/1, teve match-point para fechar no 5/2, mas concluiu sem muitos sustos no 6/3.