menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Melo e Dodig tentam 1º título do ATP Finals. Veja Perfil das duplas do torneio!

Brasileiro líder do ranking mundial de duplas busca título inédito.

Marcelo Melo e Ivan Dodig em Paris
Marcelo Melo e Ivan Dodig em Paris. Crédito: FFT

Escrito por

O ATP World Finals (antiga Masters Cup) chega com este nome pelo sétimo ano seguido repetindo a sede dos anos anteriores na 02 Arena de Londres, na Inglaterra. A competição distribui US$ 7 milhões em premiação e é disputada em quadras rápidas cobertas.
De 15/11/2015 até 22/11/2015
Final de Simples em 2014: Novak Djokovic (SRB) venceu Roger Federer (SUI) por WO
Final de duplas em 2014: Mike e Bob Bryan (EUA) 2x1 Marcelo Melo/Ivan Dodig (BRA/CRO)
Site oficial: http://www.barclaysatpworldtourfinals.com/en/

Por ser um torneio restrito à elite do tênis mundial, a galeria de campeões da competição possui os maiores nomes do esporte: Guillermo Vilas, Jimmy Connors, John McEnroe, Bjorn Borg, Ivan Lendl, Boris Becker, Stefan Edberg, Andre Agassi, Pete Sampras, Lleyton Hewitt,Roger Federer e o brasileiro Gustavo Kuerten, que sagrou-se campeão em 2000 jogando em Lisboa (Portugal) e derrotando na final Andre Agassi por triplo 6/4, jogo que o próprio Guga considera ser o melhor que já em sua carreira.

O torneio de duplas, por sua vez, começou na primeira edição do torneio, foi realizado até 1985 e retomado em 2003. Dentre seus maiores campeões estão os norte-americanos Bob e Mike Bryan, tetracampeões, e seus conterrâneos e anteriores de geração Peter Fleming e John McEnroe, donos de sete títulos.

Grupo Arthur Ashe/ Stan Smith

Bob Bryan e Mike Bryan - Primeiros na corrida ao Finals, os gêmeos norte-americanos não tiveram uma temporada considerada assim "tão boa". Considerada a maior dupla da história, Bob e Mike faturaram seis títulos no ano, sendo três deles Masters 1000 (Montreal, Monte Carlo e Miami). Esta foi a primeira temporada em 11, que os gêmeos norte-americanos não venceram um torneio do Grand Slam. Em 2015 eles fizeram apenas final em Roland Garros, sendo derrotados pela parceria do brasileiro Marcelo Melo e do croata Ivan Dodig. A dupla disputa o Finals pela 13ª vez. Foi campeã em 2003, 2004, 2008 e 2014, soma 31 vitórias e 17 derrotas

Jamie Murray e John Peers - A parceria do britânico, irmão mais velho de Andy Murray, e do australiano Peers, joga junto há três temporadas e em 2015 chegou ao Finals como quarta melhor do ano, onde conquistou dois títulos (ATP 500 de Hamburgo, Alemanha, e Brisbane, Austrália). Murray/Peers disputou outras seis finais no ano, sendo duas em Grand Slams, Wimbledon e US Open. Esta é a primeira vez na dupla na disputa do ATP Finals.

Fabio Fognini e Simone Bolelli - A parceria dos amigos italianos de longa data surpreendeu o circuito ao abrir a temporada conquistando o título do Australian Open. Os dois tenistas, que priorizam o circuito de simples, disputaram 15 torneios de duplas e ainda foram vice-campeões nos Masters 1000 de Indian Wells (perderam do canadense Vasek Pospisil e do americano Jack Sock), Monte Carlo (perderam dos Bryan) e Xangai (perderam de Melo/Dodig). Disputando o Finals pela primeira vez, a dupla foi a quinta melhor da temporada.

Florin Mergea/ Rohan Bopanna - A parceria do romeno Mergea e do experiente indiano Bopanna foi formada em abril desde ano e disputou 16 torneios. Merga/Bopanna conquistou dois títulos (ATP de Stuttgart, na Alemanha, e o Masters 1000 de Madri, na Espanha), além de ter alcançado outras duas finais de torneios ATP. Oitava melhor dupla do ano, a parceria joga pela primeira vez o ATP Finals.

Grupo Peter Fleming/John McEnroe

Marcelo Melo e Ivan Dodig - Junta há três temporadas, a parceria do brasileiro líder do ranking mundial e do croata Ivan Dodig foi a terceira melhor em 2015. Juntos Melo e Dodig conquistara três títulos, dentre eles Roland Garros e o Masters de Paris. Além disso, a dupla foi vice-campeã no ATP de Washington, nos Estados Unidos. Esta é a terceira vez que a dupla disputa do ATP Finals e tem acumulada sete vitórias e três derrotas.

Jean Julien Rojer e Horia Tecau - A parceria do holandês e do romeno está junta há duas temporadas e disputou em 2015 23 torneios, dos quais sagrou-se campeã em dois títulos, dentre eles Wimbledon e outros dois vice-campeonatos. Segunda melhor dupla do ano, Rojer/Tecau está em disputando o Finals pela segunda vez na carreira e acumula três derrotas da edição 2014.

Nicolas Mahut e Pierre Hugues Herbert - A parceria dos franceses está pela primeira vez disputando o ATP Finals. O experiente Mahut e o jovem Herber disputaram juntos neste ano 15 torneios, venceram dois títulos, dentre eles o US Open, e conquistaram outros três vice-campeonatos, dentre eles o Australian Open. A parceria foi a sexta melhor da temporada.

Marcin Matkowski e Nenad Zimonjic - Sétimos na corrida para Londres, a parceria do polonês e do sérvio está junta desde março deste ano e disputou 19 torneios. Apesar de não ter conquistado nenhum título no ano, Matkowski/Zimonjic foi vice-campeã em três torneios, dentre eles os Masters 1000 de Madri, na Espanha, e Cincinnati, nos Estados Unidos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter