Semana mágica para as duplas dos brasileiros no Masters 1000 de Xangai, na China. Depois de Bruno Soares se garantir na sexta-feira na final ao lado de Jamie Murray, Marcelo Melo se qualificou ao lado de Lukasz Kubot na madrugada deste sábado.
Melo e Kubot derrotaram a dupla cabeça de chave 2 formada pelo austríaco Olivier Marach e o croata Mate Pavic por 6/2 7/5 após 1h24min de duração. A dupla segue por enquanto imbatível na China após a conquista semana passada no ATP 500 de Pequim. Eles também derrotam a mesma dupla pela terceira vez em três jogos.
A dupla Melo e Kubot vai buscar o quarto título na temporada e o primeiro de Masters 1000, Bruno e Jamie tentará a segunda conquista seguida de Masters 1000. Melo tentará seu 32º troféu na carreira e Bruno o 30º.
Enquanto Soares buscará a quarta conquista de Masters, Melo tentará o oitavo. Melo tentará o tricampeonato em Xangai com troféus em 2013 e 2015.
A vaga na final deu para Melo/Kubot a classificação para o ATP World Finals com as oito melhores duplas do ano em novembro em Londres. No meio da semana Bruno e Jamie haviam garantido a vaga. Restam quatro vagas para as duplas no circuito. Melo já esteve em duas finais de Finals e foi vice-campeão em 2014 e 2017.