O tenista francês Gael Monfils, 28º do mundo, derrubou, nesta segunda-feira, o russo Daniil Medvedev, número 1 do mundo, na terceira rodada do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, para garantir vaga nas oitavas de final.
O francês derrubou o russo por 2 sets a 1 de virada com parciais de 4/6 6/3 6/1 após 2h06min de duração.
O torneio foi o primeiro de Medvedev como o número 1 do mundo e ele já vai sair da posição uma vez que defendia 250 pontos do troféu de Marselha, na França, ano passado. Ele ficará com 8410 pontos contra 8465 de Novak Djokovic que vai reassumir o topo mesmo sem jogar este torneio. Agora o russo tentará recuperar o topo em Miami que começa na semana do dia 21.
Monfils, por sua vez, estava parado há algumas semanas por ter tido reação adversa da terceira dose da vacina, disse que não estava preparado adequadamente para o torneio, mas mostrou o contrário.
Monfils perdeu o primeiro set com uma quebra no final após muita disputa e os dois confirmando os serviços. No segundo set ele colocou uma quebra a frente e foi mantendo dando alguns migués colocando a mão no pé. Ele fechou o set com um saque por baixo e erro de Medvedev.
No terceiro set, Gael ganhou confiança, quebrou duas vezes e Medvedev parecia atordoado com erros, apressado. No último game o francês perdeu cinco match-points e no sexto fechou com bola vencedora.
Seu próximo rival será o espanhol Carlos Alcaraz, de 18 anos, 19º do mundo, que vem de oito vitórias seguidas com título do ATP 500 do Rio de Janeiro, o Rio Open.