O líder do ranking mundial, o espanhol Rafael Nadal, concedeu uma entrevista ao Expansión, onde foi considerado um atleta 'Fora de Série' e fez uma análise de sua carreira e falou de motivações pessoais para seguir jogando.
"Ninguém fracassa se faz todo o possível para vencer. Se fracassa quando não se esforça o suficiente para conquistar seus objetivos. Se faz o possível para ganhar, isso não é fracassar, para mim. Eu nunca entrei mais ou menos nem jogos e nem em treinamentos", declarou ele ao falar sobre o que entende como fracasso.
Ao ser questionado sobre como via as críticas que há dois anos o sentenciava como 'aposentado em atividade', Nadal declarou: "Desde que sejam respeitosa, aceito as críticas sem problema. Eu gosto que me tratem com o mesmo respeito que trato os outros. Minha principal motivação é seguir jogando o tênis sem perder a competitividade. Não preciso de motivações externas, com a pessoal é suficiente", considerou.
Rafa foi ainda questionado sobre o que é mais difícil: 'Sair de uma sequência de resultados ruins ou manter-se como número 1' e respondeu: "Cara, ser o número 1, receber o troféu que te considera como o melhor do ano, é um reconhecimento muito especial. É o prêmio por uma trajetória, uma regularidade. Uma sequência de derrotas, claro que te dá dúvidas e nervosismos, mas são ossos do ofício. Todos os atletas passamos por altos e baixos e eu tento aceitar os inconvenientes com calma", ponderou.