O espanhol Rafael Nadal, vice-líder do ranking da ATP, levou um susto, mas conseguiu superar o italiano Fabio Fognini, 21º da ATP, e se garantiu na semifinal do Masters 1000 de Roma, na Itália, onde aguarda pelo vencedor de Kei Nishikori e Novak Djokovic.
O espanhol precisou de 2h16 para fechar a partida em 4/6 6/1 6/2 tendo convertido três aces contra três do italiano, que cometeu 39 erros não-forçados contra 19 de Nadal, que disparou 16 bolas vencedoras contra 29 de Fognini.
A partida começou boa para o espanhol, que chegou às quartas de Roma sem grandes dificuldades, abriu 4/1 de maneira sólida com quebra no quarto game e viu o italiano reagir, ser agressivo com backhand, buscando cruzar a bola para a definição na paralela e variando o peso e rotação da bola. A tática agressiva do italiano deu certo e ele venceu cinco games consecutivos com quebras no sétimo e nono game, definindo o set com belo backhand.
Na segunda etapa, o italiano buscou manter o ritmo e Nadal buscou agredir o backhand do rival mudando a direção da bola. A aplicação do espanhol rendeu-lhe quebra em erro do italiano no segundo game, abriu 3/0 e administrou conquistando nova quebra no sexto game, onde devolveu muito bem e viu o erro do italiano.
No set final, empurrado pela torcida, o italiano seguiu lutando e parou na consistência do espanhol, que defendeu-se muito bem, buscou encurtar alguns pontos e definições na rede. Com isso, a quebra veio ara o espanhol no terceiro game, Rafa abriu 3/1 no placar e viu Fognini pedir atendimento médico para o joelho esquerdo no intervalo no quinto game. Sem entregar os pontos, o tenista local seguiu brigando, mas não pode contra a consistência defensiva com forehand de Rafa Nadal no sétimo game e viu sacar firme para a vitória.
Heptacampeão em Roma, Nadal segue firme na luta para voltar ao número 1 do mundo, que poderá recuperar caso vença o torneio italiano, e na semifinal aguarda pelo vencedor do duelo entre o japonês Kei Nishikori e o sérvio Novak Djokovic.