O japonês Yoshihito Nishioka, 56º da ATP, chegou a maior vitória de sua carreira ao superar o norueguês Casper Ruud, vice-líder da ATP, e se garantir na semifinal do ATP 250 de Seul, na Coreia do Sul. Denis Shapovalov também vai à semi.
Nishioka encarou o principal favorito ao título de igual para igual e precisoude 1h57 para fehcar o placar em 6/2 3/6 6/2 tendo convertido três aces contra 10 de Ruud, que cometeu as duas duplas-faltas da partida e venceu 63% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 64% de aproveitamento do japonês.
Embalado no torneio, tendo estreado com boa vitória sobre o quinto favorito, o britânico Daniel Evans, e vindo de superar o compatriota Taro Daniel, Nishioka abriu a partida pressionando Ruud abriu 2/0 e seguiu firme tentando jogar mais dentro de quadra para abrir 5/1 com quebra no 5º game. A segunda etapa foi mais equilibrada e Ruud colocou a confiança em quadra para confirmar a quebra na única chance que teve no 6º game. Na parcial decisiva, o jogo seguiu equilibrado, mas Nishioka conseguiu encurtar pontos e venceu os quatro últimos games, confirmando quebras no 6º e 8º games.
Esta foi apenas a segunda vitória da carreira de Nishioka sobre um tenista top 5, a anterior foi sobre seu compatriota Kei Nishikori, em 2019, na disputa do Masters de Cincinnati. Na ocasião, Nishikori era 5º do mundo.
Em busca de sua segunda final na temporada, Nishioka encara o lucky-loser norte-americano Aleksandar Kovacevic, 222º, que bateu o compatriota Mackenzie McDonald, 82º, em 4/6 6/3 6/2.
Nishioka e Kovacevic nunca se enfrentaram no circuito profissional.
A outra semifinal do torneio coreano será entre o canadense Denis Shapovalov, 24º, e o norte-americano Jenson Brooksby, 46º. Shapovalov venceu o moldávio Radu Albot, 91º, em um duplo 6/2, enquanto Brooksby viu o britânico Cameron Norrie, 8º, desistir da partida sem entrar em quadra por lesão.