Novo ranking busca promover mais profissionalização no Beach Tennis

Ranking será paralelo ao oficial e busca dar credibilidade maior à modalidade

Escrito por

Foi criado recentemente o Ranking Mundial do Beach Tennis Profissional (PBTWR), um novo ranking para o circuito profissional de Beach Tennis, que tem por objetivo trazer uma maior profissionalização para o esporte em todo o mundo. O ranking é independente.

De acordo com o blog Saque e Voleio do UOL, a iniciativa não está ligada a nenhuma federação ou confederação de tênis e tem objetivos claros que são: mostrar quem são os melhores do esporte e assim valorizar os torneios melhor estruturados do circuito; e também incentivar os organizadores de torneios a terem um trato mais profissional com os atletas e melhorar a imagem do esporte.

Considerando e pontuando torneios que distribuam no mínimo US$ 15 mil por edição, o PBTWR irá distribuir a pontuação dos torneios em concordância da estrutura fornecida aos jogadores e a premiação total, quanto mais paga um torneio, mais pontos ele dá.

"Espero um crescimento do nosso movimento, Acho que agrega valor ao que já temos, é uma evolução e nos protege mais. Espero que seja um incentivo para que queiram fazer coisas maiores", disse a italiana Giulia Gasparri, número 1 do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao Blog.

Pelo ranking da PBTWR, Gasparri é a 3ª do mundo, enquanto a venezuelana Patricia Diaz é a número 1. No masculino, o número 1 é o italiano Michele Capelletti, que também é o número 1 do mundo no ranking da ITF.

O ranking da PBTWR é gerenciado por um comitê profissional formado por Cappelletti, Gasparri, Pablo Oliver, que é ex-campeão brasileiro em paddle e redistribuidor de equipamentos para Beach Tennis, Marc Kiezebrink (organizador do Aruba Open, um dos mais importantes torneio em nível global, André Macena (organizador do Macena Open, campeonato mais importante do Nordeste brasileiro) e Felipe Frazão (desenvolvedor de estatísticas de beach tennis e observador das dinâmicas profissionais).

Siga o Lance! no Google News