Rafael Nadal anunciou sua desistência de Roland Garros e foi além. Vai parar por alguns meses, regenerar o corpo e se preparar para finalizar sua carreira em 2024.
O próximo ano com certeza será de muitas despedidas e claro, muita choradeira dos fãs . Cada torneio que jogar serão muitas homenagens, sem dúvidas.
O mais tocante na entrevista coletiva dada foi a resiliência do espanhol. Ele deixou bem claro: não queria parar em uma simples entrevista coletiva. Quer fazer um último esforço para terminar com dignidade e tem fé que pode terminar com conquistas. Vai depender do físico.
Vai depender do físico também esse calendário do farewell que o espanhol fará. Roger Federer não conseguiu muito bem isso, escolheu a Laver Cup como Last Dance. Foi emocionante mas faltou a despedida em Wimbledon, por exemplo.
Já fico imaginando quais seriam os torneios escolhidos. Nadal deu só pista que Roland Garros e até as Olimpíadas estariam incluídas. Ele quer jogar a Copa Davis ainda este ano em novembro. É um desejo.
Eu colocaria o calendário dele dessa forma: Australian Open, Acapulco (ele tem negócios ali perto em Cozumel), Indian Wells, Monte Carlo, Barcelona, Madri, Roma, Roland Garros, Wimbledon e Olimpíada. A incluir Montreal e o US Open. Tudo é claro dependerá de como estiver lidando com as dores e lesões pois isso poderia ser encurtado ou até alongado.
Ao anunciar um farewell para 2024, Nadal também joga em prol do marketing para o esporte. Certamente a cada torneio que for o interesse de mídia e do público procurando ingressos será maior. E se ele voltar bem pode ganhar um $$$ escolhendo alguns outros eventos fora dos Slams e Masters 1000.
Só espero que Rafa esteja saudável para se despedir à altura do que foi sua carreira e não cumpra tabela. Teremos um 2024 emocionante.