Maior vencedor de torneios de Grand Slam antes de Roger Federer, o norte-americano Pete Sampras fez, recentemente, uma análise sobre os feitos do suíço nos quatro majors, onde já acumula 20 títulos, argumentando que Federer teve um caminho fácil.
“Por alguns anos, Roger não teve rivais que pudessem lhe fazer frente e, por isso, vencia tão fácil. Não quero desrespeitar Mark Philippoussis e Andy Roddick, mas eles não eram Rafael Nadal”, pontuou o vencedor de 14 títulos de Grand Slam, marca igualada por Federer em 2009, fazendo entre 2003 e 2009 o que o americano fez entre 1990 e 2002.
“Acredito que toda geração tem um cara. Borg foi o cara na geração de Lendl, eu provavelmente fui o cara na minha geração nos anos 90”, analisou Sampras, que enfrentou Federer apenas uma vez — e saiu derrotado — na edição de 2001 do torneio de Wimbledon.
“Eu achava que ia vencer aquela partida, estava muito confiante. Ele era bem novo naquela época e me pegou de guarda baixa. Roger sacou demais, se movimentou muito bem e devolveu meus saques com facilidade”, relembrou.