A chave principal do ATP Challenger de Campinas tem início nesta segunda-feira (2) na Sociedade Hípica com cinco partidas.
O atual campeão Jan Choinski enfrenta um dos representantes brasileiros e teremos também um jogador natural do clube campineiro em ação na sessão noturna. Com premiação recorde de US$ 130 mil (R$ 655 mil na cotação atual), o evento distribuirá 100 pontos ao campeão. O Santander é o patrocinador oficial da competição.
Nesta segunda, o britânico Jan Choinski, 128º do mundo, enfrenta o pernambucano João Lucas Reis no penúltimo da Quadra João Lima, a principal da Hípica, que deve começar por volta das 17h (horário de Brasília). Será o segundo confronto entre os dois no circuito profissional. No Challenger de San Luis Potosí, em abril, o europeu levou a melhor em sets diretos.
Para o pernambucano de 23 anos, a chave para derrotar um dos favoritos em Campinas é aproveitar as chances que criar ao longo da partida, afinal enfrentará um rival com um saque poderoso.
“Joguei contra ele no México, tinha um pouco de altitude. É um adversário muito sólido dos dois lados que baseia o seu jogo a partir do saque. Naquela ocasião, fiz uma boa partida, mas perdi nos detalhes. Tenho que continuar esse bom momento que estou atravessando e ser muito regular nas devoluções. Tenho certeza que, criando minhas chances, posso batê-lo amanhã“, analisa o atual 281º do ranking da ATP.
Ainda no segundo dia do Campeonato Internacional de Tênis, há a estreia do jovem Enzo Lima, que treina na Sociedade Hípica, diante do argentino Santiago Rodriguez Taverna, 251º do mundo. É a primeira participação do campineiro de 20 anos na chave principal do evento.
Quem também fará sua estreia nesta segunda é o argentino Francisco Comesana, 127º do ranking, que encara o dominicano Nick Hardt, 270º. O jogo está programado para ocorrer por volta das 14h.
BRASIL NO QUALI
A rodada na Hípica se inicia às 10h com a definição dos qualifiers. Neste domingo, 10 brasileiros avançaram à rodada decisiva. Destaque para o paulista Jefferson Wendler Filho, convidado da organização, que passou pelo catarinense Pedro Boscardin, 421º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 0/6, 7/5 e 6/2, em 2h.
“Não estou acostumado a jogar nesse nível de tênis, por isso, no começo, ele me engoliu no 1º set. Mas depois fui me mantendo calmo, me soltando, entrando nos pontos e passando a acreditar. Até agora, não tenho palavras para descrever o que acabo de fazer. Ontem eu estava dando aula para condomínios e hoje acabou de derrotar o 400º do mundo. É incrível”, descreveu o professor de 28 anos.
Nesta segunda, Wendler terá pela frente o pernambucano José Pereira, 615º e que passou pelo local Matheus Albieri por tranquilos 6/0 e 6/0. Quem também avançou à fase decisiva do quali foi o experiente Daniel Dutra da Silva, 417º do ranking, que passou com autoridade pelo italiano Lorenzo Claverie, 811º, por 6/3 e 6/2, em 1h25.
Horas depois de desembarcar de Bogotá, onde foi vice-campeão de duplas no Challenger local, Orlando Luz já estava jogando no saibro campineiro. Em 1h40, o atual 442º do ranking passou pelo paranaense Gabriel Sidney, seu companheiro de treinos, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4.
“Foi uma verdadeira maratona. Viajei a madrugada inteira, cheguei em São Paulo às 6h, peguei um Uber até o hotel e vim direto para o clube. Não consegui dormir mais que 2h. No meio do jogo, eu me senti meio zonzo, mas a vontade de jogar no Brasil foi maior. Ele jogou muito bem, mas, nos momentos importantes, fiz o simples e consegui sair com a vitória. Foi o mais importante”, avaliou Orlandinho.
Por vaga na chave principal, Luz encara, nesta segunda-feira, o paulista Marcelo Zormann, que passou pelo mineiro João Marcos Nusdeo por 6/3 e 6/3. Orlandinho e Zormann foram campeões de duplas do ATP Challenger de Piracicaba, em janeiro, e se conhecem há bastante tempo. Em 2014, levantaram o troféu de Wimbledon no juvenil e fizeram o Brasil ser medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China.
Lembrando que a entrada é gratuita na Hípica ao longo da semana. Fique por dentro dos resultados, das chaves e tudo de melhor que acontece no ATP Challenger de Campinas em nossas redes sociais.
RESULTADOS - DOMINGO (01/10) - ATP Challenger de Campinas
José Pereira (BRA) [11] d. Matheus Albieri (BRA), 6/0 e 6/0
Blaise Bicknell (JAM) [3] d. Matheus Bueres (BRA), 6/2 e 6/3
Mateus Alves (BRA) 5] d. Luka Bojicic Ono (BRA), 6/2 e 6/1
Wilson Leite (BRA) [8] d. João Eduardo Schiessl (BRA), 6/3, 2/6 e 6/4
Daniel Dutra da Silva (BRA) [1] d. Lorenzo Claverie (ITA), 6/3 e 6/2
Jefferson Wendler Filho (BRA) d. Pedro Boscardin Dias (BRA) [2], 0/6, 7/5 e 6/2
Marcelo Zormann (BRA) [12] d. João Marcos Nusdeo (BRA), 6/3 e 6/3
Facundo Mena (ARG) [6] d. Rafael Tosetto (BRA), 6/1, 4/6 e 6/4
Paulo André Saraiva (BRA) d. Gilbert Klier (BRA) [9], 2/6, 6/4 e 6/4
Pedro Sakamoto (BRA) [7] d. Federico Zeballos (BOL), 4/3 e RET.
Orlando Luz (BRA) [4] d. Gabriel Sidney (BRA), 7/5 e 6/4
Igor Gimenez (BRA) d. Bruno Kuzuhara (USA) [10], 6/1 e 6/3
>>
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA EM CAMPINAS:
QUADRA JOÃO LIMA - A partir das 10h
Daniel Dutra da Silva (BRA) vs. Paulo André Saraiva (BRA)
Orlando Luz (BRA) vs. Marcelo Zormann (BRA)
Não antes das 14h
Francisco Comesana (ARG) [4] vs. Nick Hardt (DOM)
Não antes das 17h
Jan Choinski (GBR) [5] vs. João Lucas Reis (BRA)
Não antes das 19h
Enzo Lima (BRA) vs. Santiago Rodriguez Taverna (ARG)
>>
QUADRA 3 - A partir das 10h
Jefferson Wendler Filho (BRA) vs. José Pereira (BRA)
Mateus Alves (BRA) vs. Wilson Leite (BRA)
Não antes das 14h
Marco Trungelliti (ARG) vs. Andrea Pellegrino (ITA)
>>
QUADRA 4 - A partir das 10h
Blaise Bicknell (JAM) vs. Pedro Sakamoto (BRA)
Igor Gimenez (BRA) vs. Facundo Mena (ARG)
Não antes das 14h
Guido Andreozzi (ARG) vs. Juan Pablo Ficovich (ARG)