Vai ser dada a largada para um dos maiores e mais tradicionais torneios infantojuvenis de tênis do mundo. O qualifying do Banana Bowl acontece neste final de semana (4 e 5), simultaneamente em duas cidades catarinenses, Criciúma, na Sociedade Recreativa Mampituba, e Gaspar, no Bela Vista Country Club. O torneio reúne tenistas de 30 países diferentes, divididos nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino, além do Tennis Kids. O evento tem entrada gratuita para o público.
Já na segunda-feira (6) tem o início da chave principal, onde entram em quadra os melhores tenistas na competição que já revelou grandes nomes da modalidade, como o atual número 2 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, além além do norte-americano John McEnroe e do tcheco Ivan Lendl. Entre os brasileiros, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Andrea Vieira, Roberta Burzagli, Jaime Oncins, Flávio Saretta, Thomaz Bellucci, Teliana Pereira e muitos outros já passaram pelas quadras do torneio.
A edição deste ano segue trazendo atletas que já apresentam grandes resultados mesmo jogando nas categorias juvenis. Nos 18 anos, destaque para o trio brasileiro campeão da Copa Davis em 2022, João Fonseca, Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida.
Já entre as garotas, o Banana tem a atual número 5 do ranking, Sara Saito. A japonesa chega ao Brasil com o recente título do Asunción Bowl nas costas, conquistado na semana passada, no Paraguai. Entre as brasileiras, o destaque fica por conta da vencedora do AO Brazil Junior Series, Carolina Laydner. Ela se junta a Olívia Carneiro e Gabriela Félix como expoentes nacionais.