menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Renomado preparador físico, Du Gutierrez oferece clínicas no ITF de Juiz de Fora (MG)

Preparador trabalha com atleta nº 1 do mundo e pentacampeã mundial e dupla com dois títulos mundiais além de jogadores do top 10 e top 20

dugutierrezmed2-aspect-ratio-512-320
Foto: Du Gutierrez de azul, Valentini à esquerda, Beccaccioli e Gasparri à direita / Crédito: Divulgação

Escrito por

O público que comparecer às quadras do Orla Beach Sports para prestigiar o ITF e FMT1000 Batata Bowl Classic Beach, que acontece de 15 a 20 de agosto em Juiz de Fora (MG), terá não só a oportunidade de acompanhar de perto dezenas de duelos entre profissionais e amadores, como também de treinar com o coach e preparador físico das feras do beach tennis, Eduardo Gutierrez Junior, o Du Gutierrez.

Natural de Campinas, Du Gutierrez atua no beach tennis desde 2018. Formado em Educação Física, com pós-graduação em fisiologia do exercício e também em motricidade humana, o preparador de 42 anos é hoje um dos grandes nomes do beach tennis no Brasil, atuando como capacitador em diversas clínicas de treinamento pelo país.

"As expectativas são as melhores em participar do Batata Bowl Classic Beach. Juiz de Fora é uma cidade que eu nunca tive oportunidade de ir, de estar próximo dos atletas dessa região. Então, pra mim, vai ser bem legal, poder dar uma olhada, ver como o beach tennis está sendo desenvolvido nessa região, quais são os atletas profissionais que estão se destacando. Obviamente, teremos atletas de outras regiões do Brasil também. Atletas que eu já conheço, mas com certeza, a gente vai acabar se conectando com bastante gente de fora", conta Gutierrez, técnico da equipe juvenil competitiva da One Beach Tennis.

No dia 16 de agosto, DG vai ministrar no Orla Beach Sports três clínicas, separadas em turmas de acordo com o nível dos participantes. De 14 às 16h a preparação será com os avançados, de 16h30 às 18h30 com os atletas intermediários, e de 19h às 21h será a vez dos iniciantes.

"Vamos explorar em todas as categorias um pouco da parte física. Na clínica iniciante, a gente quer dar a base metodológica, falando um pouquinho dos golpes, desenvolvendo os movimentos na prática. A gente aperfeiçoa esses movimentos para que os jogadores que estão começando no esporte possam sair dessa clínica com os golpes limpos, refinados. Para que, durante os treinos, os jogos ou os torneios abertos que eles estão disputando, possam desenvolver um tênis melhor, com mais solidez e consistência. E mais importante, passar também para essa turma um pouquinho de visão tática", explicou Eduardo.

"Na parte intermediária e avançada, vamos abordar golpes com níveis de dificuldade um pouco mais elevados, entrando em aspectos táticos e desenvolvimento do jogo dentro do ponto. Isso é importante para dar uma visão mais global e universal de como funciona o jogo. Um problema que detectamos nos níveis iniciante, intermediário e avançado é que eles não conseguem lidar bem com as bolas que voltam. Se a dupla não consegue encerrar o ponto nas primeiras bolas, quando as trocas se prolongam, eles tendem a se perder um pouco na parte tática. A ideia das clínicas é desenvolver essa leitura dinâmica da parte técnica e tática para que possam melhorar o jogo e preparar melhor os pontos", contou o coach, que esteve em 2022 como preparador físico e técnico da categoria sub 12 nos jogos Pan-Americanos na Argentina da seleção brasileira juvenil.

Eduardo Gutierrez atualmente é técnico de promessas do esporte, como Leonardo Branco, Matheus Buemo, Lili Ferreira, Enzo Umburanas, Tiago Toi, Giovanni Bueres e o chileno Pascal Rios.

DG também é responsável pela preparação física dos atletas da marca italiana Heroes, quando eles estão no Brasil. Sob sua supervisão, estão grandes atletas italianos de prestígio internacional, como a número 1 do mundo pentacampeã mundial Giulia Gasparri, a top 5 bicampeã mundial Ninny Valentini (#4), o top 10 Doriano Beccaccioli (#10), Diego Bolletinari (#18), e a brasileira Sophia Chow, número 7 do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF).

"Fui contratado pela Heroes para dar suporte aos seus atletas. A preparação deles acontece na Itália, mas quando estão no Brasil a responsabilidade pela preparação física fica totalmente comigo. Obviamente, trocamos informações com os treinadores lá fora. Trabalhar com atletas de ponta, os melhores do mundo, é uma experiência muito boa e me sinto honrado. É gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, principalmente pela Heroes, uma marca tradicional italiana. Desenvolver esse trabalho com o reconhecimento e carimbo dos atletas entre os melhores do mundo é muito satisfatório e gratificante. Significa que estamos no caminho certo", finalizou Gutierrez.

As inscrições para o ITF e FMT1000 Batata Bowl Classic Beach poderão ser feitas até este domingo, dia 13, pela Internet, através do endereço https://lastlink.bio/itfbatatabowl. As inscrições para as clínicas de Du Gutierrez podem ser feitas no mesmo endereço eletrônico. As vagas são limitadas.

A bola oficial do evento será a Wilson Tour Premier Beach Tennis.

O BT50 Batata Bowl Classic Beach conta com os patrocínios da Wilson, Construtora Norte e Sul e Corona. O Hotel Oficial do evento é o Victory Suítes. Os atletas serão atendidos pela equipe da ProSport no tratamento de fisioterapia, de recuperação, aquecimento e preparação para os jogos. Os apoios são da Glass Depilação à Laser, Sabin Sinai, Rádio Cidade, Shopping Jardim Norte, Robin Food, Clínica Mansur e Energético Monster. A realização fica por conta da equipe Batata Bowl Entertainment.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter