A bielorrussa Aryna Sabalenka, vice-líder da WTA, segue firme em busca de chegar ao número 1 do mundo e está em sua quarta final na temporada 2023, após bater a grega Maria Sakkari, 9ª, no saibro de Madri. Sabalenka aguarda por Iga Swiatek.
Jogando de maneira muito agressiva na devolução e com tática de colocar pressão com seu saque aberto, Sabalenka precisou de 1h26 para fechar o placa dianted e Sakkari em 6/4 6/1 tendo convetido quatro aces contra dois da grega, que cometeu seis duplas-faltas a tês e venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento de bielorrussa.
A partida teve um início muito bom de Sabalenka, que dominando com forehand na paralela abriu 3/0 com quebra no 2º game, mas viu a grega não se render, busca alonga as trocas, entrar em quadra e assim devolver a quebra no 5º game. Sakkari pecisou salvar quato breakpoints e disputar sete igualdades para confirmar o saque no 6º game e manter o placa equiparado, foi resistindo até ser quebrado no 10º game.
À frente no placar, Sabalenka entrou bem na segunda etapa e após salva breakpoint no 3º game., venceu cinco games em sequência, com quebras no 4º e 6º games e se garantiu na grande final.
Ali, a bielorrussa campeã do Austalian Open e do WTA de Adelaide esse ano, além do vice no WTA 1000 de Indian Wells, aguarda pela vencedora do duelo entre a polonesa Iga Swiatek e a russa Veronika Kudermetova.