A história está escrita para o tênis brasileiro. Na noite desta quinta-feira, tarde de sexta em Melbourne, na Austrália, pela primeira vez uma dupla 100% brasileira faturou um título de Grand Slam. Luisa Stefani e Rafael Matos brilharam, derrotaram a dupla indiana formada por Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) 6/2, e conquistaram o Australian Open de 2023. O jogo teve 1h27 de duração, na quadra central da Rod Laver Arena.
O Brasil pela primeira vez tem uma equipe genuína campeã de Grand Slam. Antes só haviam campeões com parceiros estrangeiros e uma final em Roland Garros em 1982 com vice-campeonato para Cássio Motta e Cláudia Monteiro.
+ WSL 2023: veja datas e onde assistir à primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe, em Pipeline
Matos e Stefani levantam também o primeiro Grand Slam da carreira deles e se tornam respectivamente o sexto e sétimo campeões de Majors no profissional do país, feito alcançado também por Gustavo Kuerten, Maria Esther Bueno, Thomaz Koch, Marcelo Melo e Bruno Soares. Luisa se torna a segunda mulher a vencer um Major, a primeira desde Maria Esther, que venceu pela última vez o US Open de 1968.
O jogo
A partida começou com as duas duplas estudando-se taticamente e com devoluções cruzada, a dupla brasileira viu Bopanna errar e ceder a quebra de saque já no primeiro game. Com 2/0 no placar, os brasileiros tiveram o saque quebrado, após Mirza fazer excelentes devoluções e Bopanna fechar bem a rede no 4º game. A disputa virou favorável para os indianos, com Mirza sólida na devolução e forehand paralelos no 8º game. Na sequência, os brasileiros sustentaram na linha de base e devolveram a quebra. A disputa foi para o tiebreak. Ali, Bopanna abriu com uma dupla-falta, viu os brasileiros abrirem 3/0 e manter a liderança do jogo após smash na rede da indiana e o mesmo erro na sequência, marcando as mini-quebras finais da parcial.
No segundo set a dupla brasileira conseguiu a quebra fazendo 3 a 1 com um pontaço de trocas de cruzadas incríveis de Rafa contra Mirza até o erro de Bopanna na rede. A dupla brasileira confirmou após vencer ponto decisivo com erro na resposta da indiana. Eles seguiram mantendo o saque até quebrarem de novo com belo último game e Luisa cravando voleio em cima de Bopanna. Os brasileiros se abraçaram celebrando a conquista inédita.