A rodada da manhã desta quarta-feira no WTA Premier de Doha, no Qatar, contou com vitórias das favoritas, além de mais uma desistência. Svitolina superou um jogo duro contra Ostapenko, e Bertens precisou da virada. Pliskova sequer entrou em quadra.
Jogando como convidada e sendo a quarta favorita do evento em quadras duras, a ucraniana Elina Svitolina, número 7 do ranking mundial, venceu a letã Jelena Ostapenko, 22ª, por um duplo 6/4, em 1h20, pelas oitavas de final. Nas quartas, Elina vai medir forças com a qualifier tcheca Karolina Muchova, que tirou a jogadora de Taipei, Su-Wei Hsieh, com 6/2 6/4.
A holandesa Kiki Bertens não teve vida fácil contra a espanhola Carla Suarez Navarro, 26ª colocada. Quinta cabeça e oitava da WTA, Kiki saiu atrás, mas foi buscar o placar e marcou as parciais de 2/6 6/1 6/1, em 1h24 de duração. Buscando um lugar nas semifinais, Bertens vai enfrentar a belga Elise Mertens, 21ª, que viu sua adversária ser alterada de última hora nesta quarta.
Inicialmente escalada para enfrentar a segunda mais cotada ao título, a tcheca Karolina Pliskova, Mertens acabou duelando com a irmã gêmea de Karolina, Kristyna, e a venceu por 6/2 7/6(3).
Mais famosa das irmãs, Karolina, ex-número 1 e atual 5ª do ranking, alegou febre e muitas dores musculares para abdicar de sua participação. Ela vem de duros confrontos pela Fed Cup no último fim de semana. "Desde que cheguei, me sinto mal. Já tentei, mas nunca me senti tão cansada, meu corpo não está pronto", decretou a campeã ali em 2017.