Número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek revelou seu novo método de treinamento que vem sendo mostrado no WTA 1000 de Montreal, no Canadá, com premiação de US$ 2,78 milhões.
Nos dias que antecederam o torneio, a jogadora número 1 do mundo foi flagrada nas quadras de treino com um pedaço de fita adesiva na boca. Idealizado por seu preparador físico, Maciej Ryszczuk, o exercício pouco ortodoxo ajuda a restringir a ingestão de oxigênio de Swiatek para melhorar a resistência.
"É mais difícil respirar quando você está respirando apenas com o nariz e é mais fácil aumentar minha frequência cardíaca", disse Swiatek a repórteres durante o Media Day. "Não vou explicar perfeitamente porque não sou um especialista. Às vezes não entendo as coisas que eles me dizem para fazer, mas já faço isso há muito tempo, então ficou bem fácil .
"Mas com certeza você pode ver a diferença em como tudo o que você faz na quadra está ficando cada vez mais difícil com essa fita na boca. Então, acho que é a maneira de trabalhar minha resistência, não me fazendo correr tão rápido e fazer coisas extremas."
Você pode adicionar "o método de fita" à lista exclusiva de preparação do Team Swiatek. Ela continua sendo a única jogadora a viajar com um psicólogo esportivo em tempo integral. Sua equipe usa instrumentos médicos para medir sua atividade cerebral e cardíaca em busca de indicadores de estresse. Depois, há os quebra-cabeças e minijogos que testam a velocidade cognitiva do jovem de 22 anos.
Swiatek enfrentará Karolina Pliskova na segunda rodada, em Montreal. Uma possível revanche da final do Aberto da França contra Karolina Muchova pode ocorrer nas oitavas de final.