Em entrevista após a vitória sobre a britânica Emma Raducanu, a polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do mundo, comentou sobre o clima no vestiário do tênis feminino em decorrência da guerra.
+ Fique por dentro das principais notícias no mundo do tênis
Segundo a líder do ranking da WTA, a postura de algumas tenistas russas não ajuda a amenizar a tensão existente atualmente no Circuito.
- Estamos vivendo algo muito complicado, há muita tensão no vestiário e acho que não temos a liderança necessária para regular de acordo com tais comportamentos. Para ser sincera, estou muito surpresa ao ver meninas russas vestindo camisetas de times de futebol de seu país, por exemplo. Não acho bom alguém demonstrar esse tipo de sentimento, por mais que seja torcedor daquele time, e espero que tenham percebido isso - disse Iga, referindo-se a polêmica gerada por Anastasia Potapova, que entrou na quadra em Indian Wells com a camisa do Spartak Moscou.
Swiatek também afirmou que teve conversas com os dirigentes da WTA sobre o episódio, obtendo como resposta uma garantia de que fatos como esse não voltariam a ocorrer.
Questionada sobre a desistência de Lesia Tsurenko devido a um episódio de ataque de pânico em relação à guerra após não ter o apoio de Steve Simon, presidente da WTA, Swiatek se mostrou bastante empática.
- Entendo perfeitamente. Deve ser quase impossível manter o foco todas as semanas para poder competir, considerando que seu país está em guerra. Não consigo imaginar o que faria se estivessem bombardeando a Polônia. Acho que todos devemos nos concentrar mais em ajudar os atletas ucranianos, dar-lhes tudo o que precisam e cuidar de suas famílias. Vou me envolver nisso porque acho que não está sendo feito tudo agora. Somos um exemplo para muitas crianças e temos uma responsabilidade como atletas de elite. Acho que as tenistas russas deveriam ser mais sensíveis quando se trata de se comportar - explicou Iga Swiatek.
PRÓXIMO DESAFIO EM INDIAN WELLS
Na quartas de final em Indian Wells, Swiatek terá pela frente a romena Sorana Cirstea, 83ª colocada no ranking mundial. O duelo acontece nesta quinta-feira.