Tenista mais velho do mundo rejeita fuga e permanece na Ucrânia
Jogador de 97 anos, no Guiness Book , disse já ter escutado bombardeios
Tenista mais velho do mundo com 97 anos de idade, Leonid Stanislavskyi está se defendendo da guerra na Ucrânia onde o país vem sendo invadido pela Rússia. Ele contou à Reuters como tem se defendido.
"Espero viver até os 100 anos. Tenho que sobreviver a essa situação terrível", disse o ucraniano que enfrentou Rafael Nadal no ano passado em um desafio em Mallorca, na Espanha.
Tenista mais velho em atividade, com recorde cravado no Guiness Book, ele mora em Kharkiv: "Desde que a guerra começou até agora, praticamente não saí de casa. Tenho mantimentos, a geladeira está cheia. Estou sentado em casa, não vou a qualquer lugar. Tenho dificuldade de audição, então durmo à noite e não ouço nada. Mas houve um bombardeio ontem à noite”, contou o ucraniano que sobreviveu à segunda Guerra Mundial. Ele era engenheiro e ajudou a construir aviões de guerra soviéticos para o combate aos nazistas. Ele disse que sua filha Tanya quer levá-lo para a Polônia, mas ele não aceitou: “Decidi ficar aqui. Nunca pensei que teria que viver outra guerra mais aterrorizante, em que pessoas de ambos os lados morrem: mães perdem seus filhos, esposas perdem seus maridos e filhos”.