Atleta do Instituto Tennis Route, do Rio de Janeiro, Thiago Wild (Itaú/Rede/CBT/Correios/Asics/Wilson), de 18 anos, brilhou na tarde deste sábado garantindo vaga na decisão do US Open juvenil, o último Grand Slam do ano, disputado no piso duro em Nova York, nos EUA.
O tenista de natural de Marechal Candido Rondon (PR), atleta patrocinado pelo Itaú e Rede através de projeto via Lei de Incentivo pelo Ministério do Esporte do Governo Federal, passou pelo número 1 do mundo juvenil, campeão de Roland Garros e Wimbledon, o taiwanês Chun Tseng, por 2 sets a 0 com contundentes 6/2 6/4: "Tenho crescido muito principalmente com os treinos na Tennis Route principalmente a parte mental ao lado do Duda Matos, Arthur Rabelo, João Zwetsch, manter o foco que é algo que pecava, eles têm me ajudado bastante a manter um belo nível de tênis que é o que venho fazendo na semana. Era o que tinha dificuldade de fazer, manter o bom nível, fazer belos jogos. Amanhã todos juntos torcendo e vamos tentar trazer esse título para o Brasil", disse Wild.
Seu adversário deste domingo na final será o italiano Lorenzo Musetti, 18º colocado. Wild é o primeiro brasileiro a jogar a final juvenil de simples na história. O país teve apenas um campeão de simples na categoria, o alagoano Tiago Fernandes no Australian Open de 2010. Thomaz Koch já fez duas finais em 1962 e 1963 em Roland Garros. O Brasil teve ainda Edison Mandarino e Luis Felipe Tavares em finais em Roland Garros além de Ronald Barnes e Ivo Ribeiro em Wimbledon.
Wild também fez semifinal em Roland Garros e vem focando a temporada no profissional onde tem um título em São José do Rio Preto (SP) e um vice em Curitiba (PR) e está dentro dos 500 melhores do mundo.