Vindo de uma campanha bem abaixo da esperada na ATP Cup, onde perdeu duas das três partidas que disputou, o austríaco Dominic Thiem iniciou sua jornada no Australian Open 2020 com uma boa vitória na madrugada desta terça-feira.
Quinto principal favorito ao título do torneio, o austríaco, que foi eliminado na segunda rodada do evento em 2019, teve vida fácil contra o francês Adrian Mannarino, 44º do ranking, saindo com a vitória por 6/3 7/5 6/2 em 2h21 de partida.
Tendo feito seu melhor resultado no torneio em 2017, quando atingiu as oitavas de final, Thiem agora aguarda pelo duelo entre o convidado local Alex Bolt e o espanhol Albert Ramos-Vinolas para conhecer seu adversário na segunda rodada.
Outro cabeça de chave a estrear nesta terça, mas que não teve a mesma performance do austríaco, foi o canadense Felix Auger-Aliassime, 20º favorito de 19 anos de idade, que foi surpreendido pelo veterano letão Ernests Gulbis, de 31 anos e 256º do ranking, que veio do qualificatório para eliminar o jovem tenista em 3h35 de partida, com parciais de 7/5 4/6 7/6(4) 6/4.
Aparecendo para o mundo do tênis em 2019, quando saltou de fora do top 100 para o grupo dos 20 primeiros do ranking, Aliassime agora acumula três derrotas em torneios de Grand Slam e apenas duas vitórias — ambas conquistadas na edição 2019 de Wimbledon.
Ex-top 10, Gulbis não vencia uma partida na chave principal de um Grand Slam desde a edição 2018 de Wimbledon, quando atingiu as oitavas de final. Garantido na segunda rodada, o letão agora espera pelo australiano James Duckworth ou pelo esloveno Aljaz Bedene.