menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Thiem vira jogão contra Zverev e decide o Australian Open contra Djokovic

Austríaco chega a sua 3ª final de Grand Slam e busca título inédito

Dominic Thiem
imagem cameraTennis Australia
Dia 31/01/2020
08:56
Atualizado em 31/01/2020
18:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

O austríaco Dominic Thiem, quinto do ranking mundial, se garantiu em sua terceira final de torneio do Grand Slam após superar de virada o alemão Alexander Zverev, sétimo, e decidirá o título do Australian Open com Novak Djokovic.

Vindo de vitória sobre o espanhol Rafael Nadal, Thiem manteve a intensidade de todo o torneio e parou a campanha de sonho do alemão em 3h42 com placar em 3/6 6/4 7/6 (3) 7/6 (4) tendo convertido dez aces contra 16 do alemão, que cometeu três duplas-faltas contra quatro do austríaco, que disparou 43 bolas vencedoras contra 42 de Zverev, que cometeu 33 erros não-forçados contra 40 do alemão.

Na grande final, Thiem encara o heptacampeão da Austrália, o sérvio Novak Djokovic, que nunca perdeu uma final em Melbourne Park e vem de vitória sobre o suíço Roger Federer, e a quem enfrentou dez vezes e venceu quatro, incluindo o último encontro entre eles válido pela fase de grupos do ATP Finals de 2019.

O jogo

A partida teve um início nervoso, com os dois tenistas com jogo agressivo, cometendo erros e trocando quebras nos dois primeiros games. Ambientados em quadra os tenistas passaram a confirmar e com 3/3 no placar, viram o jogo ser paralisado por cerca de 10 minutos para fechamento do teto retrátil e ligação dos refletores de luz, o que demanda certo tempo. No retorno, Zverev foi agressivo na devolução, buscou a rede, conquistou a quebra e foi administrando para voltar a romper o serviço do austríaco com belo backhand e fechar a parcial.

Na segunda etapa, Thiem passou a trabalhar com maior variação no andamento dos pontos, jogou mais dentro de quadra e aplicando uma das muitas passadas da partida, conquistou a quebra de saque no terceiro game, abriu 3/1, mas viu o alemão buscar, devolver a quebra no sexto game, mas não manter seu saque na sequência. Thiem manteve o ritmo e empatou a partida.

No terceiro set, jogando firme, trabalhando com variação de saque e colocando o alemão pra correr, Thiem abriu 3/1 com quebra no terceiro game, dominando a partida, fez escolhas ruins, viu o alemão trabalhar firme na linha de base e acabou quebrado. No sétimo game, os tenistas jogaram o ponto da partida (vídeo abaixo), com Thiem movimentando bem a bola e Zverev buscando os golpes até definir com backhand na corrida. O ponto refletiu o momento do jogo. Sacando no nono game, Zverev se irritou com a marcação de saque fora e sem desafio, converteu ace de segundo serviço (vídeo abaixo), xingou a arbitragem, tomou advertência por "abuso da palavra", voltou a converter ace e entrou cheio de moral no game seguinte para pressionar o austríaco, que precisou salvar dois setpoints e encaminhar a disputa para o tiebreak. Ali, trabalhando firme com bolas cruzadas, abriu com mini-quebra e voltou a ter uma quebra para assumir a liderança do placar.

No quarto set, o jogo foi muito equilibrado, com os tenistas confirmando sem serem muito pressionados e foram para o tiebreak. Ali, Zverev cometeu dupla-falta e na sequência cometeu um erro com backhand. Os tenistas trocaram mini-quebras entre o segundo e o sexto pontos, Thiem abriu 4/2 e com belo voleio fez a mini-quebra que determinou o fim do jogo.


🔥 pic.twitter.com/vzDT77Ufm1
— José Morgado (@josemorgado) January 31, 2020


Zverev: blows up because he thinks a ball is in when it is out.

Also Zverev: Serves two aces to secure the game.

Watch: @Channel9
Stream: https://t.co/VLoDqoHZ5m#9WWOS #AusOpen pic.twitter.com/Fjlz0oKXoS
— Wide World of Sports (@wwos) January 31, 2020

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias