Número quatro do mundo, o grego Stefanos Tsitsipas deu mais um passo para o sonhado título de Grand Slam, na manhã desta terça-feira, ao carimbar passaporte para a semifinal do Aberto da Austrália, disputado em Melbourne.
Tsitsipas, terceiro cabeça de chave, eliminou a surpresa tcheca de apenas 21 anos, Jiri Lehecka, 71º colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 6/3, 7/6 (7/2) e 6/4, após 2h17 de duração na Rod Laver Arena.
Esta será sua quarta semi no Australian Open e ele tentará final inédita. Tsitsipas foi derrotado em 2019 por Rafael Nadal e em 2021 e 2022 pelo russo Daniil Medvedev.
O grego tenta sua segunda final de Slam. Ele foi vice de Roland Garros em 2021 em batalha de cinco sets contra Novak Djokovic. O tenista além de buscar seu primeiro Slam, joga para ser o novo número 1 do ranking, mas precisa do caneco.
+ Stefani e Matos buscam final na Austrália nesta quarta e tentam feito
Ele buscará a final diante do russo Karen Khachanov, 20º colocado, que viu o americano Sebastian Korda, 31º, desistir quando vencia por 7/6 (7/5), 6/3 e 3/0. Tsitsipas soma cinco vitórias em cinco jogos contra Khachanov.
Esta é sua 10ª vitória seguida na temporada, sendo cinco em Melbourne e as demais na United Cup.
O jogo
Tsitsipas começou o jogo muito firme, abriu 4 a 1 e controlou bem o serviço fechando o set por 6/3. Lehecka teve chance de quebra, mas Stefanos se safou.
+ Azarenka despacha Pegula e volta à semi no Australian Open
No segundo set, o jogo foi no saque a saque sem quebras até o grego usar a experiência para ir melhor no tie-break.
No terceiro set, o tcheco teve chance de ouro com um 0/40 no 3 a 3, mas Tsitsipas se livrou em um grande game. Depois conseguiu a quebra no décimo e último jogo para vibrar com o triunfo.