Rafael Nadal não escondeu a emoção ao levantar o troféu do bicampeonato do Australian Open neste domingo, que foi seu 21º título de Grand Slam, onde agora se torna o recordista de conquistas passando Novak Djokovic e Roger Federer.
No discurso da cerimônia, Nadal lembrou primeiro do guerreiro Daniil Medvedev que esteve a frente por 2 sets a 0. Rafa virou para marcar 2/6 6/7 (7/5) 6/4 6/4 7/5 após 5h25min.
"Você é um campeão incrível, duas vezes você esteve perto de ganhar esse troféu, mas tenho certeza que ele vai para você, já estive nessa posição e não é fácil", disse o espanhol lembrando do vice do russo para Novak Djokovic ano passado e dos seuis quatro vices em 2012, 2014, 2017 e 2019 - Rafa havia vencido também em 2009.
"Dividir a quadra com você nessa batalha foi uma honra, tudo de bom parra o futuro, foi um dos jogos mais emocionantes de minha carreira".
Nadal lembrou que há pouco tempo estava de muletas e chegou a cogitar a aposentadoria por dores no pé: "Para mim é incrível, um mês e meio atrás não sabia que voltaria as quadras, jogar aqui com vocês no publico com esse trofeu , agradeço todo o suporte de vocês, muito obrigado ao suporte. Foi um dos jogos mais emocionantes de minha carreira tendo esse grande suporte do público. Vai ficar no meu coração para o resto de minha vida sem dúvida".
Nadal agora tem energia para voltar ao torneio no próximo ano: "Um mês e meio atrás talvez eu dissesse que seria meu ultimo Australian Open, mas com a energia que ganhei agora já nem sei o que posso dizer, mas direi que darei meu melhor para estar aqui ano que vem".