O suíço Stan Wawrinka, número 3 do mundo, dominou tranquilamente o espanhol Pablo Carreño Busta, em sua primeira semifinal de um Masters 1000, e garantiu sua vaga na final do torneio de Indian Wells pelo placar de 6/3 6/2.
Wawrinka agora aguarda pelo vencedor do duelo entre Roger Federer e Jack Sock. Contra seu compatriota Roger Federer, Wawrinka tem um retrospecto de 19 derrotas e três vitórias, tendo sua última vitória sido em Roland Garros 2015 e sendo derrotado nos três duelos seguintes. Já contra Sock, Wawrinka venceu a única vez em que se enfrentaram, no Masters 1000 do Canadá em 2016.
Esta é a quarta final de Masters 1000 do suíço, primeira em quadra rápida, que possui um título na categoria. Sua primeira final foi no Masters 1000 de Roma em 2008, sendo derrotado por Novak Djokovic; a segunda no Masters 1000 de Madri em 2013, sendo derrotado por Rafael Nadal na final; e a terceira, da qual saiu vencedor, no Masters 1000 de Monte Carlo em 2014, contra seu compatriota Roger Federer.
O jogo se mostrou bastante equilibrado desde o começo, com ambos os tenistas confirmando seus serviços sem sustos. A primeira chance de quebra veio nas mãos do suíço no sexto game, mas o espanhol buscou e conseguiu manter seu serviço. No entanto, a dificuldade de Carreño para acompanhar o ritmo de Wawrinka ficou evidente no oitavo game, quando o suíço obteve a quebra sem dar chances ao espanhol e sacou para fechar o primeiro set em 6/3.
Com um set acima, Wawrinka manteve o ritmo forte e teve sua primeira grande chance na parcial já no terceiro game. Com 10 minutos de duração, Carreño lutou salvando quatro break-points, mas não evitou a quebra na quinta chance do suíço. Wawrinka ainda teve uma nova chance no sétimo game, quando quebrou com uma devolução incrível no pé do espanhol e sacou em seguida fechando o set por 6/2, garantindo sua vaga na final.