Depois de emplacar suas duas maiores vitórias contra Cristian Garín, 18º colocado, e Juan Londero, 63º, respectivos cabeça de chave 1 e 5, Thiago Wild, atleta do Instituto Tennis Route, eliminou argentino Renzo Olivo, 297º, e garantiu vaga na final do ATP 250 de Santiago, no Chile.
O paranaense de Marechal Candido Rondon superou o rival qualifier por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 6/3 após 1h17min de duração.
Wild só tinha uma vitória em ATPs até semana passada no Rio Open quando bateu o espanhol Alejandro Fokina, 90º, em 3h50min, e perdeu para o ex-12 do mundo e 32º, o croata Borna Coric.
A campanha deu a confiança para Wild chegar com tudo na capital chilena onde venceu Facundo Bagnis, 131º, Londero e tirou o invicto há dez jogos Garín, tenista da casa.
Contra Olivo, Wild salvou um game delicado no primeiro game e depois embalou abrindo 3/0 e fechando com nova quebra em 6/1.
Na segunda etapa jogo pegado com Olivo subindo o nível e confirmando até Wild quebrar no sétimo game em bola contestada por Olivo e confirmada a favor do brasileiro. Ele marcou 5/3 e fechou no quarto match-point com erro na direita do hermano.
Thiago disputa a final neste domingo às 16h contra o norueguês Casper Ruud, 38º e campeão do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, que eliminou o espanhol Albert Ramos, terceiro favorito. Ruud, segundo favorito, marcou 7/6 (7/5) 6/2 e jogará sua terceira final de ATP.
Com a campanha, Wild já tem um salto e ficará perto dos 130 melhores do mundo. Se conquistar o caneco será o 113º.