A vaga na final do ATP 250 de Santiago, no Chile, na noite deste sábado, fez com que Thiago Wild, de apenas 19 anos, se tornasse o mais jovem tenista brasileiro a alcançar uma decisão deste nível de torneio na história do circuito mundial.
O brasileiro mais jovem campeão foi Gustavo Kuerten com 20 anos em 1997 em Roland Garros. Depois Thomaz Bellucci com 21 e Jaime Oncins com a mesma idade.
Wild, que bateu Renzo Olivo, 297º, por 6/1 6/3 na semifinal, também se torna o primeiro brasuca numa final deste tipo de torneio em quase três anos. Thomaz Bellucci foi o último em abril de 2017 em Houston, nos EUA, quando foi vice-campeão.
Neste domingo, contra o norueguês Casper Ruud, 38º, o atleta do Instituto Tennis Route, do Rio de Janeiro, natural de Marechal Candido Rondon, vai buscar ser o primeiro brasileiro em quase cinco anos a vencer um ATP. O último também foi Bellucci em 2015 no saibro de Genebra, na Suíça, em maio.
Wild é também o 14º brasileiro em finais de ATP de simples. Guga tem 20 títulos, Luiz Mattar tem sete, Thomaz Bellucci tem quatro, Fernando Meligeni tem três, Jaime Oncins e Thomaz Koch têm dois, Ricardo Mello tem um assim como Carlos Alberto Kirmayr. Julio Góes, Cassio Motta, Fernando Roese, Roberto Jábali e Marcos Hocevar fizeram finais sem conquistas.