Segundo principal favorito ao título do ATP 250 de Munique, na Alemanha, o norueguês Casper Ruud, 7º da ATP, foi derrotado pelo holandês Botic van de Zandschulp, 40º, que encara na semifinal do sérvio Miomir Kecmanovic, 38º, algoz do atual campeão.
Zanschulp precisou de 1h34 para fechar o placar em 7/5 6/1 tendo disparado quatro aces contra dois de Ruud, que cometeu a única dupla-falta da partida e venceu 50% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento do holandês.
Ainda em quadra, Zanschulp comentou a vitória: "Talvez o placar aponte para que tenha sido mais fácil do que realmente foi. O primeiro set [foi] muito apertado. Uma grande batalha no primeiro. Eu tive algumas oportunidades para quebrá-lo no começo. Não o levou. De bom grado [com] 5-5ll, fiz o intervalo e segurei o saque em 6-5. [O] segundo set foi um pouco mais fácil, mas acho que joguei muito bem hoje."
Em busca de vaga na grande final, Zandschulp encara o sérvio Miomir Kecmanovic, 38º, que derrotou o atual campeão do torneio, o georgiano Nikoloz Basilashvili, 20º, em 7/6 (5) 6/2 após 1h28 de partida.
Kecmanovic e Zandschulp se enfrentaram uma única vez no circuito, foi na chave do Masters de Indian Wells este ano. O holandês comentou sobre o que espera da partida: "Aquele jogo não foi no saibro, mas foi bastante apertado. Estou ansioso pelo jogo. Acho que ele fez uma grande temporada até agora e é um grande jogador. Vai ser um bom jogo".