Horas antes da votação do projeto de eleições diretas no Palmeiras, o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, que também é torcedor e Conselheiro do clube, divulgou uma carta aberta sobre o que definiu ser "histórica reunião do Conselho Deliberativo". Ele está em São Paulo e deve participar da votação.
Na noite desta segunda-feira, na Academia de Futebol, acontece a reunião do Conselho Deliberativo para a votação das eleições direitas para presidente e vice. A mudança passaria a ser válida apenas em 2014, já que alguns membros do clubes alegam que não há tempo apto para a mudança valer já nas próximas eleições, que aconteceu em janeiro de 2013.
Torcedores do Palmeiras devem marcar presença em frente à Academia para pressionar a aprovação do projeto.
CONFIRA A CARTA ABERTA:
Prezados amigos conselheiros da Sociedade Esportiva Palmeiras,
Ao ensejo desta histórica reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade Esportiva Palmeiras, agremiação à qual tenho a honra de pertencer como sócio e torcedor apaixonado por toda a vida, dirijo-me aos amigos e conselheiros, que têm a responsabilidade de levar à frente a trajetória de glórias e conquistas de nosso clube, para manifestar meu apoio às eleições diretas para a escolha de seu presidente.
A realização das eleições diretas no Palmeiras atende não só ao desejo de seus milhares de sócios e milhões de torcedores em São Paulo, no Brasil e no mundo de participarem de forma mais ativa e intensa da gloriosa trajetória de nosso clube, como representa um passo decisivo no aprofundamento da democracia no futebol brasileiro.
O Palmeiras, nos seus quase cem anos de vida, ajudou a fazer a grandeza do futebol brasileiro e mundial. A fundação do Palmeiras, em 1914, representou um gesto e uma contribuição decisiva para a democratização do futebol no Brasil. Quando o futebol era praticado apenas pelas elites de São Paulo e do Rio de Janeiro, a fundação de nosso clube por trabalhadores e migrantes, não só italianos, mas também de outras nacionalidades, que acorriam ao Brasil para construir o grande país que somos hoje, representou um passo importante para que o futebol se tornasse o grande esporte do povo.
Nosso clube foi, desde seu início, o clube dos operários, dos camponeses, dos migrantes, dos trabalhadores, homens e mulheres que construíram ao longo do último século a grandeza de nossa pátria. A trajetória de nosso clube confunde-se com a trajetória recente do Brasil. Não é por caso que o Palmeiras é o time com mais títulos conquistados no Brasil no século XX e reconhecido pela FIFA como o “Campeão do Século”.
Nos últimos cem anos o Brasil transformou-se num grande País, respeitado e admirado em todo mundo, sobretudo pela capacidade de construir uma sociedade aberta, integrada e democrática, embora marcada por desequilíbrios e desigualdades. O futebol representa no imaginário mundial tudo o que Brasil tem de bom: alegria, arte, perseverança e integração. E o nosso clube é uma espécie de síntese de todas essas qualidades.
No momento em que o Brasil volta a ser o palco da maior festa do futebol e do esporte mundial, a Copa do Mundo, em 2014, e comemoramos o primeiro centenário do clube, o Palmeiras merece um gesto e uma atitude que também são uma homenagem à sua história e a todos os homens e mulheres que desafiando as convenções de sua época lograram construir um verdadeiro time do povo.
As diretas em 2014 celebrarão nosso centenário à altura de nossa tradição, grandeza e destino histórico. As diretas devem ser realizadas em ambiente de respeito, paz e tolerância entre os palmeirenses, pois quem deseja ter opiniões respeitadas deve respeitar as opiniões alheias.
Diretas e democracia para que o Palmeiras continue a sua trajetória de glórias e realizações em benefício do futebol brasileiro e do futebol mundial.
Palmeiras sempre!
Aldo Rebelo
Dia 27/10/2015 22:53