Arena do Grêmio finalmente ganha o Habite-se e tem liberação definitiva

Escrito por

A Prefeitura de Porto Alegre entregou na tarde desta quarta-feira, em ato público realizado no salão nobre do Paço Municipal, o Habite-se Parcial 1 da Arena do Grêmio. Com isso, o estádio finalmente tem liberação definitiva para receber jogos, shows e qualquer tipo de espetáculo. A Arena, que receberá o duelo entre o Tricolor e o Santos nesta noite, funcionava graças a uma uma permissão provisória - um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) - desde o dia 29 de abril.

- Essa é uma importante conquista não somente na área do futebol, mas também na atração do turismo e na divulgação da imagem de Porto Alegre. Com a Arena e, logo mais, o Beira-Rio renovado, a capital gaúcha passa a ser a única cidade do Brasil com dois estádios capazes de receber qualquer jogo internacional dentro dos padrões Fifa - disse José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, antes de completar:

- Mas mais do que isso, a Arena é um estádio multiuso que vai servir para a realização de shows e grandes eventos, com empreendimentos comerciais, e que gera emprego e renda. A cidade ganha muito com isso.

Eduardo Pinto, presidente da Arena Porto-Alegrense, celebrou o documento, que havia sido liberado pela prefeitura de Porto Alegre na última terça.

- Esse documento é o fruto de um trabalho sério, que iniciamos em 2008 e ao qual nos dedicamos integralmente. Cada minúcia, cada detalhe, cada ponto do projeto foi pensado dentro da legislação e com o foco na segurança das pessoas e no respeito à cidade - destacou.

Romildo Bolzan Júnior, vice-presidente do Grêmio, também esteve presente na cerimônia E destacou o fato de Grêmio e Arena Porto-Alegrense terem cumprido com todas as obrigações impostas pela Brigada Militar e pelo Corpo de Bombeiros.

- Temos que destacar a importante parceria com a Prefeitura de Porto Alegre nessa conquista. É um empreendimento que deu certo porque houve um grande esforço de todos os envolvidos. O habite-se mostra que tudo o que foi acordado foi cumprido. Ganha a nação tricolor, mas também ganha a população de Porto Alegre e ganham os gaúchos.

O documento emitido pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) é "parcial", pois se refere apenas à área do estádio. As demais estruturas envolvendo o empreendimento, que ainda estão sendo desenvolvidas, terão habite-se próprio. Durante o evento, Fortunati também fez a entrega do alvará de localização e funcionamento da Arena, emitido pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

A BUSCA PELO HABITE-SE

A Arena, inaugurada no dia 8 de dezembro com o amistoso do Grêmio com Hamburgo, da Alemanha, já foi submetida a duas vistorias: nos dias 21 de fevereiro e 4 de março. A primeira havia sido realizada já com o setor da Geral interditado após o incidente durante o jogo entre Grêmio e LDU, pela primeira fase da Libertadores.

No dia 29 de abril, Prefeitura, Arena Porto-Alegrense, Grêmio e Corpo de Bombeiros, além do próprio Ministério Público, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), estabelecendo um prezo de 60 dias (mais tarde, prorrogado por mais 60) para a os ajustes necessários à concessão do documento em definitivo.

Siga o Lance! no Google News