A praia de Ipanema recebe nações do rugby, neste sábado (19), a partir das 14h (horário de Brasília), para a 2ª Edição do Super Desafio BRA de Beach Rugby. No local dos Jogos Olímpicos 2016, as areias recebem o último torneio da modalidade antes do ano do maior evento esportivo mundial.
O Super Desafio BRA de Beach Rugby serve de preparação já de olho na competição olímpica. E as Seleções Masculina e Feminina do Brasil entram com motivação extra para dar grandes alegrias ao público fluminense.
Em 2014, as meninas do Brasil venceram os dois confrontos diante da Argentina (6 x 3 e 8 x 5) e se sagraram campeãs do torneio. Já o time masculino confia em bom desempenho na competição. Na última temporada, o troféu da categoria foi para a Argentina.
- Ano passado foi muito legal e, em 2015, teremos mais times. O Super Desafio BRA de Beach Rugby é muito importante para divulgar o esporte no Rio de Janeiro e no Brasil. A gente conhece muito bem os times que estão vindo. A Argentina, por exemplo, está com o time completo e jogadoras experientes. Nós estamos bem preparadas e com a equipe homogênea. A ideia é fazer um evento competitivo - afirma Beatriz Futuro, a “Baby”, atleta local e que esteve presente no título de 2014.
Nesta edição do torneio, o time masculino do Brasil divide o grupo com Argentina, Itália e Portugal. Já as meninas do país tupiniquim encaram Uruguai, Colômbia e Argentina.
Cada partida será disputada em dois tempos de cinco minutos de duração. O intervalo entre cada período é de dois minutos. A vitória por confronto representa dois pontos, o empate vale um ponto, enquanto a derrota não garante ponto. Essa pontuação determinará a colocação de cada seleção para, assim, definir o mata-mata. Henrique Platais será o árbitro-chefe do Super Desafio BRA de Beach Rugby.
O evento ainda terá outras atrações para o público. A começar pela Tocha Olímpica, que será exibida ao público para fotos. Além disso, estão confirmadas as presenças de diversos famosos, como os ex-esportistas Gustavo Borges, Giovane Gávio e Maria Esther Bueno, além das gêmeas Bia e Branca Feres, e o apresentador Otaviano Costa.
Para mais informações, acesse o site da Confederação Brasileira de Rugby.
Festival Infantojuvenil de Rugby
Antes de a bola começar a ser disputada entre as nações, a arena montada em Ipanema receberá o Festival Infantojuvenil de Rugby. Cerca de 500 crianças e adolescentes de escolas e projetos sociais locais integrantes do Impact Beyond (programa desenvolvido pela CBRU para implementar o esporte em instituições de ensino fundamental e médio) participarão de atividades especiais. Eles disputarão jogos de rugby TAG, Touch e Beach.
O evento começará a partir das 9h (horário de Brasília). Os ingressos para acompanhar as atividades são gratuitos.