Cidade que sedia jogo da Argentina tem histórico de tsunami e rota de fuga

Escrito por

A cidade em que a Argentina vai fazer os seus dois primeiros jogos na Copa América é La Serena. Porém, de uma hora para outra, toda a calmaria, que está no nome do local, pode terminar. Historicamente, a região tem sido vítima de enormes ondas que vêm do Oceano Pacífico, e existe até todo um planejamento caso aconteça um tsunami. O que não chega a ser algo tão raro de acontecer. Existem até placar indicando para onde correr.

- Ao longo da história, acompanhamos a ocorrência de grandes tsunamis que afetaram a nossa costa. Temos relatos até de colonizadores, que dimensionaram isso em sua época. Hoje, é possível recolher informações de tsunamis em tempos pré-históricos através de análises de sedimentos costeiro, no que é conhecido como paleotsunami - diz o site da cidade de La Serena.

O mais famoso dos tsunamis em La Serena aconteceu em 1922. O terremoto que causou as enormes ondas foi tão violento, que chegou até a invadir a fronteira com a Argentina.

Porém, é praticamente impossível que algo ocorre durante a estreia da Argentina na Copa América contra o Paraguai, neste sábado, pelo Grupo B. A previsão do tempo é de mínima de sete graus, e máxima de 16, com o céu parcialmente nublado.

Siga o Lance! no Google News