Classificação do Japão à Copa-2014 tem influência brasileira

Escrito por

O Japão é o primeiro país, além do Brasil, a se garantir na Copa do Mundo do ano que vem. A vaga foi assegurada nesta terça-feira, no empate em 1 a 1 com a Austrália. Essa será a quinta participação consecutiva dos Samurais no Mundial, que disputam desde 1998.

A supremacia japonesa na Ásia é prova irrefutável da evolução do futebol nipônico, cuja semente, de origem brasileira, foi plantada no início dos anos 1990.

– Claro que somos cientes da contribuição que tivemos, eu e o Zico, para a evolução do futebol japonês – afirmou Edu Coimbra, ex-auxiliar do Japão, ao LANCE!Net.

Antes da Copa do Mundo, porém, os Samurais disputarão a Copa das Confederações, competição em que serão o primeiro adversário da Seleção Brasileira, na partida inaugural do torneio, no próximo dia 15, em Brasília.

– O Japão tem totais condições de fazer bonito na Copa das Confederações, mesmo estando no grupo do Brasil. Hoje eles possuem jogadores com bagagem internacional e já não são mais tão ingênuos como antes – completou Edu.

Atualmente os destaques da seleção japonesa são os meias Kagawa, do Manchester United, e Honda, do CSKA Moscou, além do volante Hasebe, do Wolfsburg, e os laterais Nagatomo, da Inter de Milão, e Uchida, do Schalke.

Recentemente o Japão surpreendeu Argentina e França, batidas por 1 a 0. Os argentinos foram superados em 2010, com Messi em campo, enquanto os franceses caíram em pleno Stade de France, em outubro do ano passado.

Nas nove vezes em que se enfrentaram com suas seleções principais, o Japão nunca venceu o Brasil. No último duelo, a Seleção goleou por 4 a 0, mas não será surpresa um jogo mais complicado dia 15.

COM A PALAVRA
Edu Coimbra
Ex-auxiliar técnico da seleção japonesa

Uma felicidade para a família Coimbra

A classificação do Japão para a Copa do Mundo aqui no Brasil deixa uma alegria imensa para a nossa família. Eu e o Zico sabemos da importância que tivemos para o desenvolvimento do futebol japonês. Ele muito mais, pois chegou ao Japão quando a modalidade ainda era amadora por lá.

Atualmente o jogador japonês não é mais ingênuo, como na época em que chegamos lá. Eles estão cada vez mais maliciosos e possuem maior noção tática, com a vantagem de serem mais disciplinados.

Coloco a seleção do Japão como uma das grandes do futebol mundial, e ela pode dar trabalho já na Copa das Confederações.  

COMO ESTÁ A BRIGA POR VAGAS NA ÁSIA PARA COPA-2014

Grupo A
Coreia do Sul e Uzbequistão, ambos com 11 pontos, e Irã, com dez, disputam as duas vagas diretas do grupo. Sul-coreanos e uzbeques farão duelo decisivo no próximo dia 11.  

Grupo B
Briga embolada. O Japão já está classificado, mas todas as demais seleções do grupo têm chances. O Omã é o segundo, com nove pontos, mas só fará mais um jogo, contra a Jordânia, fora, no dia 18. Australianos e jordanianos têm sete pontos, e o Iraque, ainda com chances, tem cinco. Os três ainda farão dois jogos cada. 

Siga o Lance! no Google News